Logo E-Commerce Brasil

Amazon inaugura primeira loja sem caixas de pagamento fora dos EUA

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Amazon abrirá sua primeira loja física fora dos Estados Unidos nesta quinta-feira (4). O maior varejista online do mundo disse que a loja sem caixa, batizada de “Amazon Fresh”, está localizada na Grã-Bretanha, no bairro londrino de Ealing. A loja terá uma marca privada de alimentos do Reino Unido que chama de “by Amazon” e permitirá que os consumidores pulem a fila do caixa quando fizerem compras.

A inauguração é um sinal da ambição da empresa sediada em Seattle de vender alimentos globalmente e sua crença de que as lojas físicas são uma forma chave de capturar os altos gastos dos consumidores em mantimentos, uma categoria que ainda não domina.

Até o momento, a varejista norte-americana trabalhou para atingir esse objetivo nos Estados Unidos, adquirindo a rede Whole Foods Market em 2017 e testando os interesses dos clientes em uma variedade de outros formatos: cerca de duas dúzias de lojas de conveniência sem caixa chamadas Amazon Go, duas lojas de conveniência Amazon Go na área de Seattle, que têm cerca de quatro vezes o tamanho, e 10 supermercados Amazon Fresh na Califórnia e em Illinois.

Amazon Go como ponto de retirada

Como nas lojas Go, os clientes irão escanear um aplicativo de smartphone para abrir os portões de entrada da loja no Reino Unido. Câmeras de teto e censores de peso de prateleira determinam o que os clientes adicionam ou colocam de volta em seus carrinhos, e seus cartões de crédito em arquivo são cobrados após a saída.

O local, bem menor que um supermercado, vai vender refeições prontas, alguns mantimentos e aparelhos da varejista, além de oferecer um balcão para retirada e devolução de pedidos online.

Leia também: Amazon estreia site polonês em meio à competição no e-commerce do país

Fonte: Reuters