Logo E-Commerce Brasil

Primark inicia vendas online mas cita aumento nos preços

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Um dos últimos bastiões do varejo baseado em loja, a Primark, está testando um serviço de clique e coleta no Reino Unido em sua primeira mudança significativa para compras online. No entanto, o movimento da gigante da moda rápida vem com muitas ressalvas.

A varejista disse que lançará o teste em 25 lojas no noroeste da Inglaterra até o final do ano, mas acrescentou que o piloto incluirá apenas roupas e acessórios infantis.

A ABF, proprietária da Primark, disse como parte de uma atualização comercial na segunda-feira: “Escolhemos uma gama muito expandida de produtos infantis para este teste, que acreditamos ter potencial para satisfazer a demanda não atendida, impulsionando o fluxo de clientes existentes e novos para entregar vendas incrementais na loja.”

Os clientes poderão encomendar cerca de 2 mil itens online, representando cerca de 40% da gama, incluindo móveis de berçário, vestuário e produtos licenciados. Esse movimento reflete o objetivo da empresa de atrair mais famílias para suas lojas e George Weston, executivo-chefe da ABF, disse que o teste visa “dar a mais clientes mais motivos para vir às nossas lojas”.

Ele disse que a empresa testaria a ideia ao longo de vários meses e procuraria expandir além da área de teste ou adicionar outras categorias de produtos se aumentasse as vendas.

Weston disse que os compradores poderão experimentar os itens que encomendaram on-line em áreas de coleta designadas e pegar itens adicionais na loja, enquanto as devoluções por clique e coleta e na loja serão oferecidas gratuitamente.

Mais tráfego online na Primark

A ABF disse que o seu novo site, lançado em abril, viu o tráfego online aumentar cerca de 60%, e salientou que os clientes que vivem mais perto de lojas Primark menores terão acesso a uma gama muito maior de itens.

“Nossas lojas de tamanho médio só podem estocar uma gama limitada e para esses clientes o número de opções disponíveis para eles dobrará amplamente, aumentando ainda mais para os clientes de nossas lojas pequenas”, disse a ABF. “Este teste nos permitirá fornecer mais produtos de moda, licença e estilo de vida para mais clientes e com mais frequência”.

A Primark tem resistido firmemente às vendas online — até o momento — terminando rapidamente um teste de produto muito limitado com o varejista de moda rápida Asos há alguns anos, e até agora só usou o seu website para dar aos clientes uma pré-visualização de vestuário à venda e, mais recentemente, para fornecer informações de estoque para os clientes.

“O que você nunca verá é toda a gama Primark disponível para clique e recolha, nem qualquer parte dela disponível para entrega ao domicílio. Estamos a usar a venda online para clicar e recolher de forma muito selectiva”, disse Weston. “Quando eles entram em sua loja Primark local, se compraram online, esperamos que eles comprem outra coisa enquanto estiverem na loja também.”

Na última declaração comercial da ABF, a empresa anunciou que as vendas na Primark aumentaram 81% nas 12 semanas até 28 de maio em comparação com o mesmo período de 2021, em quase US$ 2,1 bilhões. As vendas no trimestre também aumentaram 4% em relação ao mesmo período de 2019 [comparável, pois esse era o período anterior aos bloqueios do Covid].

Weston disse que a Primark está se beneficiando de uma recuperação na socialização e nas férias, com um salto de 50% nas vendas de malas de viagem em comparação com 2019 e um aumento nas vendas de outros itens básicos de férias, como toalhas de praia e roupas de banho.

Resultados

A empresa acrescentou que, embora ainda abaixo dos níveis pré-pandemia, as lojas do centro da cidade tiveram um desempenho muito melhor, afirmando: nossas linhas de moda.”

Weston disse que os compradores mais jovens ainda não parecem estar sentindo o aperto, embora o diretor financeiro da ABF, John Bason, tenha admitido que a crise do custo de vida está afetando as pessoas, mas acrescentou que a Primark está “tão bem posicionada quanto possível” no mercado mais difícil.

“Ficaria espantado se não trouxermos mais pessoas para a Primark do que teríamos feito antes”, disse ele.

No entanto, a Primark alertou para os aumentos de preços nas próximas semanas, e Bason disse que provavelmente aumentarão novamente em fevereiro do próximo ano em meio ao aumento dos custos de tecidos, energia, transporte e mão de obra.

Leia também: Primark inicia jornada no e-commerce com nova ferramenta de triagem

Fonte: Forbes