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Preços nas lojas virtuais sobem na véspera do Dia das Crianças

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A lógica é antiga, mas ainda é válida para o consumidor brasileiro, seja off ou online: pesquisar e comprar com antecedência é a principal medida para economizar. O último exemplo foi conferido no Dia das Crianças de 2015 com as principais lojas virtuais brasileiras.

O levantamento é da Precifica, empresa especializada em precificação dinâmica e inteligente. A empresa acompanhou por um mês a variação de preços de quatro produtos com apelo infantil: pelúcia Peppa Pig com som, pelúcia musical Galinha Pintadinha, console Xbox 360 4GB com jogo e conjunto com dois controles e iPad Air 2 128GB.

Todos os itens registraram um aumento a partir de outubro, justamente o período em que há um tráfego maior para a compra de presentes no Dia das Crianças. A pelúcia Peppa Pig tinha o preço inicial de R$ 97,90 e começou a registrar alta a partir de 1º de outubro, atingindo o valor máximo de R$ 119,90 em 9 de outubro.

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A pelúcia da Galinha Pintadinha custava R$ 89,88 em 12 de setembro e atingiu o pico de R$ 94,90 em 4 de outubro, mantendo este valor até 11 de outubro. O console do Xbox 360 saía por R$ 759,90 em 12 de setembro e subiu para R$ 807,40 em 5 de outubro, continuando neste patamar até o Dia das Crianças.

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Apenas o iPad Air 2 contou com dois períodos de alterações. No dia 12 de setembro custava R$ 3.419,05, aumentando gradativamente o valor entre 26 e 30 de setembro, chegando ao pico de R$ 3.599,00. Depois de algumas quedas no início de outubro, o valor voltou a subir no dia 7 de outubro para o máximo.

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“O levantamento mostra que é uma tendência cada vez mais forte no comércio eletrônico a alteração de preços em datas especiais para incentivar o consumo. A loja que não adere à precificação dinâmica corre o risco de perder competitividade”, comenta Ricardo Ramos, CEO da Precifica.