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Roupas, sapatos e bolsas são os itens mais procurados para o Dia das Mães, segundo YouGov

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Dia das Mães, uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, está chegando, e pelo menos seis em cada 10 pessoas no Brasil devem comprar algo para presentear neste fim de semana. Essa estimativa feita pela YouGov Profiles também revelou que, mesmo sem uma data especial, 62,8% dos entrevistados costumam dar presentes para seus pais e mães. No entanto, a data impacta naquilo que é escolhido para presentear.

(Imagem: Freepik)

A preocupação de 72,7% daqueles que presenteiam é escolher o que dar na ocasião. Em seguida, o orçamento é outro elemento importante para esses brasileiros (64,7%). O fator menos importante para os entrevistados é o gênero, pois apenas 27,9% desse público o considera ao escolher seus presentes. 

Produtos mais procurados

Entre os produtos mais comprados, 80,5% dos brasileiros que dão presentes, devem comprar roupas, sapatos e bolsas. Os produtos de saúde e beleza, assim como alimentos e bebidas, também são comuns para presentear as mães dos brasileiros.

Marcas e empresas mais populares

As marcas começaram a promover campanhas para atrair os consumidores que buscam presentear neste dia 12 de maio, mesmo que não sejam consideradas tradicionais para a data.

Como exemplo, a Latam Airlines apresentou um crescimento de +11,6 pontos no índice de Consciência da publicidade em 25 de abril (dados mais recentes disponíveis), em comparação com a mesma data em 2023. Nestlé, Pepsi, Sadia e Shopee também aumentaram seu awareness nas últimas semanas, com ganhos significativos entre +6,2 e até +10 pontos cada nesse indicador entre os brasileiros que compram presentes para seus pais durante o período. O que demonstra que apostar em campanhas criativas e segmentadas pode atrair o consumidor para as compras.

A pontuação do Consciência da publicidade das marcas feito pelo YouGov BrandIndex foi baseada na pergunta: “De quais das seguintes marcas você viu um anúncio nas duas semanas?” e entrega como um percentual. As pontuações foram baseadas em uma média de amostra diária de 420 adultos no Brasil entre 25 de abril de 2023 e 25 de abril de 2024. Os números baseiam-se numa média móvel de 16 semanas.