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Dia das Mães: como aumentar as vendas em datas especiais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Faltam poucos dias para uma das datas mais importantes do ano para o varejo.  Em 2024, as vendas do e-commerce no Dia das Mães devem atingir a marca de R$ 7,03 bilhões de acordo com a projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Nas semanas que antecedem a comemoração, os filhos se perguntam: o que será que a minha mãe quer ganhar? Já a indústria e o varejo começam a se fazer essa pergunta meses antes para identificar o que é tendência e planejar as vendas.  

Praticamente todas os nichos se encaixam na categoria de presentes para essa data especial, mas um detalhe chama a atenção: as mães estão mais interessadas em ganhar presentes bem pessoais associados ao afeto na hora da escolha. Nesse contexto, os marketplaces segmentados, como o do grupo RD Saúde, oferecem uma excelente oportunidade para os sellers do setor de saúde, bem-estar e beleza. 

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os produtos mais buscados no Dia das Mães são os de uso pessoal, como roupas, calçados e acessórios (com 45,7% da preferência), seguidos por perfumes (41,7%) e cosméticos (23,1%). O levantamento aponta ainda que bons preços e promoções são determinantes na escolha de onde comprar e a maioria prefere pesquisar ofertas em sites e e-commerces. 

A administradora de empresas Renata Ribeiro escolhe presentes que reflitam a personalidade da sua mãe. “Acredito que seja comum as pessoas associarem a data a uma oportunidade de, por exemplo, presentear com um eletrodoméstico que ela esteja precisando em casa. Mas já há algum tempo mudei esse perfil de presente. Prefiro algo que seja a cara dela mesmo, como roupas, bolsas e perfumes, porque estão ligados à atenção especial na hora da escolha”. 

Como mãe, Renata também prefere receber presentes nessa linha. “Já ganhei uma panela de pressão elétrica de Dia das Mães e confesso que não gostei nada. Justamente porque era para casa e não para mim. Agora, para evitar esse problema, quando vai chegando a data já dou umas dicas”, afirma em tom bem-humorado. 

Renata Ribeiro, administradora de empresas, ao lado de sua mãe
Imagem: reprodução, Renata Ribeiro, administradora de empresas, ao lado de sua mãe

Dicas para aumentar as vendas em datas especiais  

Para potencializar datas favoráveis às vendas, como o Dia das Mães, a equipe do Marketplace da RD Saúde dá algumas dicas aos sellers. Caprichar nos anúncios com bom título, imagens claras e descrição completa que remetem à data pode fazer a diferença na hora de atrair clientes. Cadastrar com antecedência todo o sortimento de produtos também ajuda a trazer bons resultados – quanto mais itens cadastrados, maiores as chances de vendas.  
 
A análise da concorrência ajuda a criar cenários mais competitivos para os produtos. Além disso, apostar em promoções é sempre uma boa estratégia. Já o processo pós-vendas merece atenção especial. “É fundamental estar preparado para despachar todos os pedidos no prazo e cumprir as estimativas de entrega, pois ninguém quer ficar sem presente no Dia das Mães”, diz Maressa Fernandes, coordenadora de marketplace da RD Saúde. 

Um bom planejamento significa retorno garantido nesse tipo de data em que oportunidades não faltam. Considerando o varejo como um todo, incluindo lojas físicas, a CNDL estima que 128 milhões de consumidores adquiram presentes neste Dia das Mães, gerando uma movimentação de aproximadamente R$ 40,21 bilhões.  

Quanto aos filhos, independentemente das compras para a data, o importante é presentear as mães com ainda mais cuidado e carinho. E estar atento ao que elas querem ganhar. A dentista e professora universitária Laila Gusukuma segue essa linha. “Não abro mão de dar ao presente do Dia das Mães um simbolismo de cuidado especial, mas também precisa ser útil. Então, normalmente, dou o que ela pede”.