
Atenção aos “atendimentos”
Carnavalli ressaltou a diferença (enorme) que existe entre atendimento e tecnologia. Nesse caso, o atendimento é quem só irá te atender, anotando suas dúvidas e, no máximo, resolvendo questões práticas. Entretanto, caso haja um problema de integração ou processo, por exemplo, a pessoa de atendimento não conseguirá resolver o seu problema. “Eu precisarei falar com um profissional de desenvolvimento neste caso, e a empresa deve ter isso à disposição. Afinal, eu precisarei de alguém que tome uma ação imediata nesse sentido, e se não houver um especialista em pronto-atendimento o problema poderá ser enorme”, considerou. Leia também: Como a Inteligência Artificial pode ajudar nas vendas na Black Friday Outro ponto de atenção é sobre as condições comerciais e política de atendimento nos suportes. “Eu preciso saber se esse serviço será cobrado como um atendimento a mais. Faz sentido para o meu negócio? Lembro que, pra mim, sempre fará sentido. Penso que esse tipo de serviço em datas como a Black Friday é como pagar o seguro de um carro (muitas vezes eu não uso, mas é melhor pecar pelo excesso)”. Para Carnavalli, é preciso ter em mente que atendimento e tecnologia/atendimento são pontos bastante diferentes, e muitos negócios passaram (e ainda passam) por problemas de volumetria, por exemplo — e é aí que esse atendimento imediato pode ser a salvação.Estratégica para a Black Friday
Dentro da questão de “giro de estoque “, muitas pessoas não têm ideia do que possuem ou que vão vender na Black Friday. Ou seja, ou compram pouco e sofrem com a falta, ou compra muito e depois apanham para vender, com excesso de produtos parados. Para solucionar essa questão, Carnavalli recomenda gerar relatórios para analisar rupturas de estoque, a fim de saber quanto tempo será possível atender às vendas baseando-se na quantidade de produtos. Leia também: Venda mais de forma mais simples: Filipe Nobre dá 8 dicas para esta Black Friday Isso porque, dentro dessa sazonalidade de vendas, é preciso aprender a como se planejar uma venda mais assertiva. “Olhe ferramentas de Ubersuggest para entender o comportamento de vendas baseado naquele produto que você está vendendo. Para tanto, junte os dados e trace metas de vendas do que foi realizado e o que quer vender no futuro. Esse tipo de KPI que o seu software gera é importante para se planejar ao que vai vender o que tem no estoque”, explicou.Timing do pedido
Outro ponto importante a ser acompanhado em datas sazonais como a Black Friday é o timing do pedido.- Como esses pedidos demoraram para integrar?
- E o processo de checkout?
- Quantas pessoas se envolveram para atender essa demanda do pedido?
- Quanto tempo os pedidos ficaram parados em cada uma das etapas?
- Qual a quantidade de pessoas que estavam nele?
De olho no planejamento
Por fim, Carnavalli levantou o ponto de não olhar apenas para o marketing na Black Friday, pois não fará sentido se o processo de envio não for à altura. “Com certeza é válido ficar de olho no marketing, mas eu devo fazer isso comparando com a quantidade de visitas e de pedidos realizados. É muito importante mensurar todas as métricas antes de depois da Black Friday. E, acima de tudo, entender que o planejamento do meu vizinho é dele, e não o meu. Por isso, saia da zona de conforto e explore novos horizontes para o seu negócio”, concluiu. Confira a apresentação de slides completa disponibilizada pelo palestrante: Big Solutions - Black Friday | Como estar tecnicamente preparado para a Black Friday de 2021 de E-Commerce Brasil
O E-Commerce Big Solutions – Black Friday acontece nos dias 20, 21 e 22. As inscrições gratuitas seguem abertas durante todos os dias do evento.
Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.