Logo E-Commerce Brasil

Pix na recorrência: saiba como a iugu pode ajudar seu negócio

Desde que foi implementado pelo Banco Central do Brasil em 2020, o Pix virou febre entre os meios de pagamento no Brasil, revolucionando a forma como milhares de brasileiros realizam as transações financeiras.

E todo esse sucesso não é para menos. O meio de pagamento diminui os custos com maquininhas, elimina burocracias, reduz as tarifas e permite que você receba dinheiro em até 10 segundos.

Além da popularidade entre pessoas físicas, as empresas também começaram a perceber o potencial do Pix para realizar vendas no e-commerce.

E é aí que entra o pix na recorrência: uma forma prática e desburocratizada de cobrar os seus clientes de forma recorrente. Acompanhe a leitura e veja como ele pode melhorar a sua gestão financeira.

Contar com o Pix na recorrência traz benefícios para quem procura meios de pagamento confiáveis, e que auxiliam no aumento da conversão

O que são cobranças recorrentes?

Em algum momento da vida, você já deve ter se deparado com planos de academias ou mesmo assinaturas de streaming e outros tipos de serviço, não é verdade?

Todas essas cobranças são conhecidas como cobranças recorrentesE a partir delas, é possível firmar um contrato em que o seu cliente só efetuará o pagamento durante os meses previamente acordados.

Ou seja, se você tem uma cobrança recorrente de um box de livros por 6 meses, ou da assinatura de um clube de vinhos, as cobranças e os recebimentos só irão valer durante este período.

A boa notícia é que essas cobranças são totalmente personalizáveis, e podem ser quinzenais, mensais ou anuais. Tudo irá depender do modelo do seu negócio e das necessidades dos seus clientes.

Essa comodidade e customização explicam por que o mercado de assinaturas está em plena expansão no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pela Betalabs, o faturamento do setor cresceu 18% de janeiro a setembro de 2021.

Quais são as vantagens de apostar no Pix na recorrência?

Em menos de dois anos de lançamento, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil.  De acordo com o Banco Central, são mais de 408,6 milhões de chaves ativas.

Em março deste ano, o meio de pagamento bateu um novo recorde, com 58,5 milhões de operações realizadas em tempo real. O recorde anterior aconteceu em fevereiro, com 54,6 milhões.

Por isso, contar com o Pix na recorrência traz diversos benefícios para quem procura meios de pagamento confiáveis, modernos e que auxiliam no aumento da taxa de conversão. Confira quais são os principais atrativos da funcionalidade.

  • Praticidade: muito mais comodidade para os consumidores fecharem as compras;
  • Agilidade: as transações feitas por Pix são realizadas em até 10 segundos. Isso significa dinheiro na conta de forma instantânea;
  • Conveniência: o Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, incluindo feriados. Assim, os seus clientes não precisam correr para fazer as transações presencialmente e dentro do horário bancário;
  • Taxas reduzidas: as taxas das fintechs, como a iugu, ficam em torno de 0,99% por pagamento Pix (cerca de 0,5% mais baixa do que as praticadas pelos grandes bancos) e bem menores com relação a outros meios de pagamento;
  • Segurança: as instituições implementam toda a sua tecnologia e segurança cibernética utilizada nos demais meios de pagamento também no Pix. Ou seja, é uma transação tão segura quanto qualquer outra realizada digitalmente;
  • Diminuição da inadimplência: o Pix na recorrência também diminui as chances de inadimplência, o que melhora o fluxo de caixa da empresa.

Como funciona o Pix na recorrência na iugu?

Antes, as cobranças recorrentes eram feitas de três formas:

Agora, com o Pix na recorrência, o seu negócio pode ter mais uma forma de proporcionar comodidade aos consumidores e contar com um fluxo de caixa estável.

Para utilizar essa funcionalidade na sua empresa, o ideal é gerar um QR Code, que traz todos os dados e informações do pagamento e funciona de maneira a facilitar a conciliação de caixa.

Pensando em tornar esse processo mais ágil, plataformas de pagamento como a iugu oferecem facilidades para que o seu negócio ofereça o Pix como opção de pagamento, sempre de forma segura e automatizada.

Isso porque a iugu é uma das únicas instituições de pagamento que oferecem a opção de pagamento recorrente pelo Pix. Pelo próprio Painel iugu ou pela API, o time de tecnologia da sua empresa pode selecionar a recorrência (semanal, quinzenal ou mensal), que irá gerar um novo QR Code  para cada cobrança.

Conheça as vantagens do Pix na iugu

Com o Pix na iugu, você conta com diversas vantagens para a sua empresa. Veja quais são.

  • Recebimento 100% instantâneos na sua conta iugu, a qualquer horário e dia;
  • Redução de custos no uso do Pix com uma das melhores taxas do mercado e com adesão gratuita para clientes;
  • Envio ilimitado de cobranças com QR Code Pix;
  • Painel completo para conciliação de vendas e controle de recebimentos de Pix;
  • Recursos práticos para estorno de Pix;
  • Segurança e infraestrutura para usar o Pix e outros meios de pagamento;
  • Integração do pagamento com plataformas de e-commerce e sistemas de gestão financeira.

Com o Pix na recorrência da iugu, você tem muito mais controle sobre a gestão financeira do seu negócio e ainda gerencia todas as suas vendas em um único lugar. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossos planos.

Leia também: E-commerce cresce 12,6% e fatura R$ 39,6 bilhões no 1º trimestre