O aumento das vendas do e-commerce tem impulsionado os negócios de marketplaces e varejistas online de diversos segmentos e perfis, mas o sucesso das vendas online também vem acompanhado da preocupação com a necessidade de uma logística eficiente, porque, sem ela, a satisfação do consumidor fica comprometida.
Por outro lado, quando falamos em logística, é preciso ir além da eficiência, e pensar na sustentabilidade da operação, pois milhões de entregas demandam muitos veículos circulando pelos grandes centros, o que significa emissões de CO2 e mais poluição ambiental. Então quais podem ser as soluções para que a entrega dos produtos aos consumidores aliem conveniência, rapidez e sustentabilidade?
Leia também: Você sabe o que é PUDO? Modalidade logística pode impulsionar marketplaces
É aqui que entra o modelo OOH (Out of Home, ou Fora de Casa, em português) como opção ao delivery e solução viável e conveniente para embarcadores e consumidores finais. Um dos modelos OOH, o Pickup já conquistou milhares de consumidores e empresas de e-commerce na Europa e avançou no Brasil por meio da Jadlog, que foi pioneira na oferta deste serviço no mercado nacional, trazendo o know-how acumulado pelo DPDGroup, seu controlador, em diversos países europeus.
O Pickup permite que o consumidor retire a compra feita pela internet em pontos comerciais próximos de sua casa ou do trabalho. São pontos de parceiros da Jadlog, estrategicamente localizados nas cidades brasileiras, que incluem desde postos de gasolina, farmácias, cafés e demais comércios. Trata-se de uma opção inovadora, prática e conveniente, que permite ao consumidor planejar a retirada da encomenda em qualquer dia da semana, em horários estendidos, inclusive aos finais de semana.
“Por representar mais conveniência e um custo menor, o Pickup impulsiona as vendas do e-commerce, já que mais opções de entregas estimulam os consumidores a concluírem suas compras, conforme mostram pesquisas realizadas no mercado brasileiro e europeu”, conta Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.
Ele destaca que, em termos de custo, este serviço se situa 20% abaixo daquele da entrega domiciliar, além de reduzir significativamente o insucesso da entrega, ou seja, quando o consumidor não é encontrado no momento da entrega e o produto retorna.
O Pickup foi difundido na Europa pela rede DPDgroup, que possui mais de 46 mil pontos em 27 países e movimenta mais de 100 milhões de encomendas por ano. No Brasil, o Pickup será ampliado ainda mais pela Jadlog, de modo que o modelo atinja cerca de 6 mil pontos e permita aos consumidores das grandes cidades estarem a menos de 10 minutos a pé de um ponto parceiro da Jadlog.