Redação E-Commerce Brasil

Picking App – Conheça tecnologia Stoom que otimiza a separação de pedidos em loja

Terça-feira, 06 de julho de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos anos muitas empresas têm experimentado o universo de vendas online, algumas mais pressionadas que outras, com operações mais simples ou mais complexas, a verdade é que todas estão constantemente descobrindo e repensando o modelo de negócio digital. Para quem possui lojas físicas e busca integrar os canais, um dos grandes desafios é garantir um processo eficiente de entrega. Uma das etapas para que isso aconteça é a separação dos produtos.

Quem separa? Quem confere? Em caso de substituição, por qual item trocar? Como essa comunicação acontece de forma rápida com o ERP? Qual a ordem de separação é a melhor? Como comunicar o cliente de cada etapa de forma eficaz? Essas são algumas das perguntas feitas por gerentes de e-commerce, para encontrar o fluxo ideal de gerir os pedidos.

Pensando nisso, a Stoom lançou um aplicativo que está ajudando diversos e-commerces e lojistas a otimizarem o processo de separação, mitigando erros, reduzindo custos e aperfeiçoando o processo de entrega como um todo.

O que é o Picking App?

O aplicativo de separação tem uma proposta bastante simples: organizar e conferir o processo de picking. Depois de efetuado o pedido no e-commerce, o aplicativo monta um percurso otimizado dentro da loja para que os produtos sejam separados de forma lógica e ordenada. O separador ativa a separação no aplicativo e consegue ir completando o caminho conforme adiciona os produtos no carrinho.

Cada item do pedido que é separado exige que o profissional confirme as quantidades. Em caso de falta de estoque, o separador já consegue saber se o cliente habilitou a opção “substituição de itens” e qual o item escolhido e também atualizar a quantidade que será substituída. Após os ajustes de substituição e a conferência já é possível se dirigir para o próximo item da lista. Quando finalizado o processo, o ERP já recebe informações atualizadas de estoque e o cliente é avisado que o pedido já está separado e pronto para retirada ou então que será despachado.

Vantagens de um aplicativo de separação

Por mais que a proposta do aplicativo de retaguarda seja simples, muitos lojistas têm lutado com as margens de lucro e operação por conta de processos de separação longos, desorganizados e com muitos erros. Receber reclamações dos clientes porque determinados itens da sua compra não foram recebidos, erros relacionados a quantidades  ou ainda referente ao longo tempo de espera são desvantagens para qualquer negócio que priorize a experiência do cliente e consequentemente a sua fidelização e queira fidelizá-lo.

Sendo assim, o Picking App contribui tanto para a agilidade, quanto para a diminuição de custos com o processo. Sendo ainda um aliado fortíssimo para o controle de estoque real-time e para a satisfação do cliente.

Soluções personalizadas para negócios específicos

É fato que todas as lojas físicas que atendem pedidos online precisam efetuar a separação dos mesmos, mas também é verdade que cada loja possui características específicas, tanto na sua disposição geográfica quanto nas regras de negócio referentes à substituição, integração com demais ferramentas e processos de entrega.

Sabendo disso, a Stoom oferece ainda a personalização do aplicativo de retaguarda, absorvendo quaisquer demandas que a empresa tenha a nível de tecnologia. Isso significa que as etapas de separação podem ser customizadas, seja adicionando mais alguns passos para o separador ou modificando a estratégia no ciclo já existente.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.