- Crescimento das usuárias de internet via celular, de 13% em dezembro de 2009 para 21% para dezembro de 2010.
- Aumento da média de tempo dedicado entre as usuárias que consumiram essa mídia. Considerando apenas as mulheres que tiveram algum consumo de mobile internet, a média era de 10 horas semanais em dezembro de 2009 e cresceu para 13 horas semanais no mesmo período em 2010.
Aumenta o uso de internet via celular pelas consumidoras brasileiras
Um estudo recente da Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, acompanhou o consumo de mídias (TV, internet, rádio, jornal impresso e revistas) das brasileiras durante os meses de dezembro de 2010 e janeiro 2011. A pesquisa foi realizada via questionário online, com aproximadamente duas mil mulheres.
De acordo com a Opera Software, o tráfego mundial de dados vem crescendo em escala global. Entre 2009 e 2010, o aumento foi superior a 130%. Apesar de os homens ainda serem maioria, o ritmo atual entre as usuárias mulheres é mais acelerado. Em 2012, o número de usuários de internet móvel deve chegar a um bilhão, o dobro dos registrados atualmente em todo o mundo, segundo cálculo da Ericsson.
Apesar do número crescente, o custo do acesso em 2010 foi um dos fatores que impactaram negativamente esse crescimento. Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), divulgado em outubro de 2010, revelou que o Brasil tinha os pacotes de dados mais caros entre os países emergentes (US$ 120 contra US$ 50 da média dos 78 países pesquisados). Mas, nos últimos meses, as operadoras brasileiras de telefonia móvel passaram a oferecer pacotes de uso de internet móvel com tarifas mais reduzidas, inclusive para clientes de plano pré-pago.
O consumo de internet móvel passou de uma para três horas semanais, maior crescimento relativo entre todas as mídias. Esse aumento se deve a dois movimentos: