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Pesquisa relaciona ciclo de tecnologias do Gartner com táticas de content marketing

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Os participantes dessa consulta foram convidados a indicar um ponto da curva para cada tática. Veja as conclusões:

Neste ano, a Tracto realizou uma pesquisa relacionando o ciclo das tecnologias da consultoria Gartner com algumas táticas de content marketing. Os participantes dessa consulta foram convidados a indicar um ponto da curva para cada tática.

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As principais percepções, a partir da amostra de respostas (pouco mais de mil), foram as seguintes:

1. Facebook: seu momento é de imprevisibilidade, mas há um claro viés de queda na percepção dos profissionais de content marketing brasileiros.

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2. Todas as táticas ligadas direta e essencialmente a mobile estão no auge, com destaque para WhatsApp e Instagram. Essa percepção se reforça pelos resultados dos dispositivos móveis (smartphone e tablet).

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3. E-book e webinar são opções novas para o mercado brasileiro (especialmente para geração de mailing) e vivem um período de ascensão.

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4. Google e YouTube: ao mesmo tempo em que são inovadores, já são funcionalidades de domínio de todo usuário.

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5. SlideShare e Hangout: ainda são desconhecidos por quase metade dos profissionais. Há uma percepção predominante entre aqueles que o conhecem.

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6. LinkedIn e Google Plus: as pessoas conhecem, mas não têm uma percepção clara sobre elas.

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7. Há táticas que não são conhecidas. No passado, Pinterest e Tumblr estiveram em evidência, ainda que timidamente. Já Snapchat e Medium são novidades desconhecidas.

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9. Os veículos tradicionais se dividem em dois grupos: rádio, TV e livro impresso vivem o momento de produtividade. Jornal e revista impressos dividem opiniões entre produtividade e desilusão.

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10. Blog e e-mail, os tradicionais da era online, também estão no momento de produtividade.

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Quando os dados foram coletados, o fim do Orkut ainda não havia sido anunciado. O tempo mostrou que aqueles que o colocaram no fundo do poço tinham razão. O Flickr parece seguir um caminho parecido ao do Orkut: a obsolescência.

O download do relatório de pesquisa pode ser feito neste link.

Com informações de Tracto