Os participantes dessa consulta foram convidados a indicar um ponto da curva para cada tática. Veja as conclusões:
Neste ano, a Tracto realizou uma pesquisa relacionando o ciclo das tecnologias da consultoria Gartner com algumas táticas de content marketing. Os participantes dessa consulta foram convidados a indicar um ponto da curva para cada tática.
As principais percepções, a partir da amostra de respostas (pouco mais de mil), foram as seguintes:
1. Facebook: seu momento é de imprevisibilidade, mas há um claro viés de queda na percepção dos profissionais de content marketing brasileiros.
2. Todas as táticas ligadas direta e essencialmente a mobile estão no auge, com destaque para WhatsApp e Instagram. Essa percepção se reforça pelos resultados dos dispositivos móveis (smartphone e tablet).
3. E-book e webinar são opções novas para o mercado brasileiro (especialmente para geração de mailing) e vivem um período de ascensão.
4. Google e YouTube: ao mesmo tempo em que são inovadores, já são funcionalidades de domínio de todo usuário.
5. SlideShare e Hangout: ainda são desconhecidos por quase metade dos profissionais. Há uma percepção predominante entre aqueles que o conhecem.
6. LinkedIn e Google Plus: as pessoas conhecem, mas não têm uma percepção clara sobre elas.
7. Há táticas que não são conhecidas. No passado, Pinterest e Tumblr estiveram em evidência, ainda que timidamente. Já Snapchat e Medium são novidades desconhecidas.
9. Os veículos tradicionais se dividem em dois grupos: rádio, TV e livro impresso vivem o momento de produtividade. Jornal e revista impressos dividem opiniões entre produtividade e desilusão.
10. Blog e e-mail, os tradicionais da era online, também estão no momento de produtividade.
Quando os dados foram coletados, o fim do Orkut ainda não havia sido anunciado. O tempo mostrou que aqueles que o colocaram no fundo do poço tinham razão. O Flickr parece seguir um caminho parecido ao do Orkut: a obsolescência.
O download do relatório de pesquisa pode ser feito neste link.
Com informações de Tracto