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Pesquisa mostra panorama do dinheiro móvel no brasil

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Em todo o mundo, os Serviços Financeiros Móveis estão rapidamente se tornando uma maneira popular de gastar, poupar, tomar emprestado e transferir dinheiro. Então, o que está acontecendo no Brasil?   

O cenário local do dinheiro móvel 

O Brasil tem hoje a terceira maior penetração de telefones celulares na América Latina. Isso, juntamente com a crescente classe média, indica uma considerável oportunidade para as operadoras de MFS atenderem à crescente demanda de serviços bancários móveis.

Utilização crescente de dispositivos móveis 

 

Em 2018, 170 milhões de usuários de telefones celulares representarão 82% da população do País

A classe média em expansão 

 

Hoje, a classe média brasileira representa 52% da população

Em 2018, esse percentual crescerá para 60%

O potencial de capturar usuários que não possuem contas bancárias 

 

68% da população local utiliza algum tipo de conta bancária

Os 32% restantes são usuários sem conta bancária que representam uma oportunidade única para as operadoras de MFS

A pesquisa realizada pela Ovum e a Amdocs a respeito do estado dos MFS envolveu 8.500 consumidores em 17 mercados maduros e emergentes.

Poupança e empréstimos 

36% dos entrevistados pela pesquisa não utilizam contas de poupança tradicionais baseadas em bancos, e a maioria ainda prefere guardar sua poupança em um lugar escondido em suas casas.

Onde as pessoas guardam sua poupança? Para que as pessoas estão poupando? 
26% guardam em casa (em um lugar escondido) 40% usam uma conta de poupança tradicional baseada em banco 18% para cobrir emergências 16% para uma nova moradia
4% usam uma conta de poupança de operadora móvel 6% guardam seu dinheiro em uma conta de poupança dos correios/de sociedade de crédito imobiliário 14% para viajar 13% para comprar um novo veículo

 

Quase 50% optam por nunca tomar dinheiro emprestado Entre os demais, 30% tomarão emprestado de familiares e amigos, demonstrando falta de confiança nos serviços bancários tradicionais
TOMAR DINHEIRO EMPRESTADO NO BRASIL DE ONDE AS PESSOAS TOMAM EMPRESTADO?
4% somente tomam emprestado para apoiar atividades de lazer 43% nunca tomam dinheiro emprestado 30% de familiares e amigos 15% de bancos
3% tomam emprestado regularmente 21% o fazem somente para um grande investimento ou emergências 2% de operadoras móveis 2% de agiotas

Utilização e conhecimento 

23% desconhecem 39% conhecem 38% de usuários ativos
não conhecem os MFS têm conhecimento dos MFS mas não os utilizam no momento 70% transferem dinheiro para amigos/familiares

70% checam saldos bancários

53% pagam serviços públicos (energia, gás, água)

29% recebem os salários

62% de não usuários

A oportunidade é perfeita para as operadoras abordarem e converterem as pessoas que já conhecem os produtos financeiros móvel, mas ainda não são usuários

Por que as pessoas não utilizam o MFS? 

50% se sentem muito desconfortáveis ao utilizarem aplicativos móveis para gerir suas finanças. 

Tenho medo de compartilhar dados pessoais É mais fácil pagar com dinheiro vivo ou cartão de crédito/débito Não confio na tecnologia/ segurança Os custos de transação não são claros ou são muito altos
36% 31% 31% 17%

 O que levará o Brasil a uma maior adoção dos MFS?

Usuários com conta bancária querem Usuários sem conta bancária querem
40% Menores taxas de transação 27%
47% Onipresença 27%
40% Recompensas 18%
47% Mais Segurança 45%

 Futuro: a esperado crescimento dos MFS no Brasil  

50% dos usuários que usam aplicativos MFS hoje preveem que sua utilização crescerá nos próximos 12 meses

Quais serviços os atuais usuários de MFS estariam interessados?
14% Empréstimos, poupança ou produtos de seguros 14% Pagamento de serviços públicos (energia, gás, água)
7% Transferir dinheiro para alguém 12% Recebimento de salários

Fonte: No Mundo dos MFS: O que as pessoas querem – Um white paper da Ovum e Amdocs