O Peixe Urbano, maior plataforma de ofertas locais do Brasil e que conta com milhares de parceiros de diversos segmentos em todo País, realizou uma pesquisa com de abrangência nacional, para entender quais as dificuldades encontradas pelos seus parceiros na hora de tocar o seu negócio.
O estudo identificou inúmeros pontos, como itens mais preocupantes ao abrir um negócio local, questões burocráticas e de infraestrutura, e reuniu recomendações que cultivam uma melhoria no ambiente empreendedor.
A pesquisa, realizada entre março e abril deste ano, abrange os diferentes segmentos do Peixe Urbano, sendo que o setor de maior participação são os Serviços Locais (autoescola, casas de festa, petshop, automotivo, entre outros), com 76%, e Turismo e E-commerce, com 12% cada.
Quando perguntados para classificar por ordem de importância os itens mais preocupantes para abrir um negócio, a maioria (3,71) respondeu infraestrutura, seguido de impostos (3,44), burocracia (3,28), custo de capital inicial (3,13) e capital humano, com 3,04.
Em relação à infraestrutura, o item de maior dificuldade é a dependência de poucos fornecedores (59,2%) e a falta de fornecedores qualificados (40,8%). Já sobre impostos, para a grande maioria (69,8%), o problema são as altas cargas tributárias, e a complexidade em pagar os impostos (23,8%).
Sobre a burocracia, a lentidão para a formação da empresa, obtenção de alvarás e licença é um dos maiores percalços para os empreendedores, com 69,8% das respostas. 29,8% dos empresários responderam complexidade da legislação em seu setor.
Os altos juros (57%) é o item que mais dificulta os custos de capital, seguido de dificuldades de conseguir financiamento/crédito (37,4%). 5,7% responderam outro.
Sobre o capital humano, a dificuldade em encontrar profissionais capacitados (67,8%) é o maior problema para as empresas. A falta da capacitação da equipe aparece em seguida com 11,6%. 7,9% dos respondentes disseram falta de capacitação própria ou dos sócios e 3% sentem falta de um mentor.
Entre outras dificuldades, destacam-se alta concorrência seu setor (80,3%) e mercado restrito (19,7%).
“Com essa pesquisa, conseguimos identificar as principais deficiências de empreender no Brasil, através da opinião de nossos parceiros de todo país. O papel do Peixe Urbano vai muito mais além de ser somente um canal de venda, e sim fomentar o empreendedorismo, fornecendo esse tipo de inteligência para que eles possam aprimorar os seus negócios”, diz Alex Tabor, CEO e cofundador do Peixe Urbano.
Veja a pesquisa completa aqui: sobre.peixeurbano.com.br/rio-2020/