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Pesquisa aponta que consumidores esperam e-mail marketing com benefícios

Por: Emily Figueiredo

é gestora de conteúdo e redes sociais no Grupo iMasters

De acordo com um levantamento da ExactTarget, o e-mail ainda é uma das formas mais aceitas e eficazes pelos consumidores para negócios na web. A pesquisa revelou que 93% deles forneceram seu e-mail para uma empresa ou marca no último ano e que, em média, eles recebem 44 e-mails por dia, das quais 25% são mensagens comerciais com permissão do cliente.

Apesar de os consumidores terem aceitado o e-mail como canal de comercialização, pouco menos da metade dos entrevistados ​​abriu e-mails de suas empresas favoritas. Para mudar isso, as empresas precisam ser relevantes.

O estudo apontou que os consumidores esperam personalização, com mensagens adaptadas às suas necessidades e desejos. Dessa forma, um e-mail de marketing, para ser eficaz atualmente, deve transmitir uma mensagem de familiaridade com o consumidor. A ExactTarget cita um estudo CMO Council, que apontou que 41% dos usuários de internet nos EUA pensam em parar de comprar de varejistas que lhes enviem e-mails irrelevantes.

Além disso, os consumidores esperam por benefícios, que podem vir na forma de cupons de desconto, brindes e notificações exclusivas de ofertas, mas sempre com conteúdos personalizados. De acordo com o gerente de otimização do Groupon, Andrew Kordek, “o e-mail de marketing não é uma comunicação unidirecional. Você precisa se colocar no lugar do assinante. O cliente deve ser ouvido na forma de como ele quer que o marketing funcione para ele “.

Quando levantamento com mais de 1500 consumidores, perguntou “qual o motivo que o levou a dar seu endereço de e-mail a uma empresa, associação ou organização?”, obteve as seguintes respostas:

67% Para receber descontos e promoções
55% para obter um brinde
50% para obter atualizações sobre vendas futuras
45% para obter atualizações sobre produtos
33% para ter acesso a conteúdos exclusivos
29% para diversão ou entretenimento
28% para saber mais sobre produtos ou serviços
28% para ficar informado sobre a empresa
22% para a educação sobre temas em que se especializa
17% alguém a recomendou
14% para interagir com ela
11% para mostrar o meu apoio