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PayPal apresenta panorama do cross-border no e-commerce

Na tarde desta quarta-feira (7), Renato Lage, sales manager da PayPal, apresentou um panorama do mercado cross-border no e-commerce e das formas de pagamento para vendas entre países diferentes.

Ele apresentou a palestra “O comportamento dos consumidores Cross-border e como receber pagamentos internacionais nas vendas online” durante a Conferência E-Commerce Brasil Nordeste, em Fortaleza.

Segundo ele, uma pesquisa da PayPal realizada em 32 países com 28 mil consumidores mostrou que, entre as causas mais recorrentes para a pesquisa de produtos em lojas virtuais de outros países, o melhor preço é a mais importante.

Em seguida, vem o acesso a itens não disponíveis no país, além da descoberta de novos produtos, em terceiro lugar, e maior disponibilidade em estoque no exterior.

Já os maiores receios dos clientes estrangeiros são os valores de frete e outras taxas e o medo de não receber o pedido.

Para isso, Lage sugere o rastreamento como forma de segurança – tanto do comprador quanto do lojista.

Perfil regional

Segundo o executivo, a maioria das compras cross-border ainda é feita via computadores.

Entretanto, em alguns mercados como China e Tailândia, aproximadamente metade das compras é feita por outros meios, a maioria via smartphone.

“Portugal, Peru e Irlanda são os países onde as compras cross-border online são mais representativas”, afirmou Lage. “Por outro lado, Japão e Polônia possuem o menor índice de compradores cross-border.”

Já América Latina e o Oriente Médio possuem o maior índice de compradores cross-border online, algo menos comum na Ásia.

Vestuário é a categoria mais popular para compras cross-border, seguido de eletrônicos de consumo.

Pagamento

Em transações cross-boarder, de acordo com o levantamento da PayPal, a 72% dos consumidores e-commerce preferem pagar na moeda corrente do país onde vive.

Conforme Lage explicou durante a palestra, 61% dos clientes verificam taxas de conversão cambial antes de comprar em moeda estrangeira, e 45% não se sentem confortáveis ao realizar compras online em outras moedas.

Um empecilho para compras cross-border por e-commerce é também a cobrança de taxas por pagamentos em moeda estrangeira (45% dos entrevistados reportaram isso).

Mesmo assim, 42% disseram já ter comprado em moeda de outros países anteriormente.

Para finalizar, Lage elencou os fatores que mais influenciam a escolha do método de pagamento em compras cross-border no e-commerce:

  1. Método seguro de pagamento (53%)
  2. Conveniência de pagamento (44%)
  3. Aceito pela maioria dos vendedores (41%)
  4. Pagamento é processado rapidamente (37%)
  5. Marca reconhecida internacionalmente (34%)
  6. Não preciso compartilhar informações pessoais ou financeiras com o vendedor (31%)
  7. Proteção na compra (30%)