A grande expectativa das soluções de pagamento é ampliar cada vez mais as fronteiras dos pagamentos instantâneos e o surgimento do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) é uma das principais novidades da fase três do Open Banking brasileiro que a PayMee traz na 14ª Edição do Fórum E-Commerce Brasil, considerado o maior evento de comércio eletrônico na América Latina com as tendências e inovações do setor dos principais players do varejo.
Muito antes do Pix existir, a fintech foi uma das primeiras plataformas de pagamentos instantâneos para o varejo nacional e cross-border, além de ser uma das primeiras a oferecer Iniciação de Pagamentos para o e-commerce. A inovação é mais fácil ainda que a versão do Pix atual, pois tem menos cliques para finalizar o pagamento e o uso de três telas (ao invés das sete necessárias atualmente), otimizando a jornada de compra do cliente e aumentando substancialmente a taxa de conversão.
Estudos mostram que o mercado continua a crescer e métodos de pagamento são diferenciais para o bom resultado do setor. De acordo com pesquisa “Payments 2025 & Beyond” do PwC, o volume global de transações sem dinheiro em espécie mais que dobrará até 2030, um comportamento influenciado por uma combinação de aspectos como preferências do consumidor, tecnologia e regulamentação. O Relatório de Economia Bancária divulgado pelo Banco Central (BC) mostra que, no Brasil, o Pix foi o meio de pagamento digital mais utilizado no e-commerce no ano passado com 29% das transações realizadas, ante 16% em 2021. Facilidade de uso e baixo custo – em comparação a outras transações digitais como TED e DOC, foram as razões para justificar o crescimento, que também foi impulsionado pelo e-commerce cross-border.
“Nós nascemos em 2017, muito antes do PIX, mas com uma tecnologia privada muito parecida: entregar soluções de pagamento instantâneo com mais segurança e simplicidade. O crescimento da modalidade à vista e instantânea mostra que era exatamente isso que o mercado precisava e temos muita satisfação de poder mostrar todas as novas possibilidades do pagamento instantâneo neste grande evento do E-Commerce Brasil.”, comemora Bruno Maranhão, CEO da PayMee.
A 14ª edição do Fórum E-Commerce Brasil acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo tem expectativa de gerar R$ 1,2 bilhões em negócios.