Logo E-Commerce Brasil

Pague Menos conclui processo de integração dos Centros de Distribuição da Extrafarma

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Pague Menos está na reta final do processo de integração dos Centros de Distribuição da Extrafarma, adquirida em agosto de 2022. O processo faz parte do plano de captura de sinergias entre as duas bandeiras e exigiu dedicação dos 780 funcionários alocados nos CDs da Extrafarma ao longo de três meses. Nesse mesmo período, cerca de 400 lojas Extrafarma foram integradas aos sistemas Pague Menos.

Imagem: Reprodução

“Era necessário definir uma estratégia de takeover, já que a Extrafarma trabalhava com mais de um sistema WMS em seus CDs. Era fundamental diminuir a complexidade sistêmica de integração, identificar as melhores práticas de cada bandeira e conduzir um plano de Supply Chain para captura das sinergias possíveis”, explica Renan Vieira, diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos. “Após o takeover foi preciso implementar os algoritmos e a inteligência de abastecimento Pague Menos customizados para as lojas Extrafarma. Isso só foi possível porque a companhia decidiu investir na mudança e melhoria de seu algoritmo lá em 2016”, reforça o executivo.

“Em vez de abastecer as lojas de acordo com a curva de venda, optamos por usar a segmentação de demanda, que analisa as características de cada produto”, explica Vieira. Dessa forma, os ritmos de estoque das lojas passaram a ser personalizados, com reposição contínua.

Depois da mudança, foram necessários três anos para estabilizar a cadeia de abastecimento e deixar tudo customizado. Além disso, também foi implementada uma inteligência específica para os medicamentos de prescrição, a fim de capturar o comportamento de compra de cada cupom e tratamento mínimo de cada tipo de medicamento.

Segundo a empresa, outro destaque é que a Pague Menos é uma das únicas do setor farmacêutico que adota a estratégia de prateleira infinita, que combina o estoque da loja física ao da loja virtual, diminuindo a taxa de perda de vendas. De acordo com Vieira, “isso só é possível com a sinergia entre todos os sistemas e estoques das lojas, garantindo uma maior disponibilidade de produtos em menos tempo”. Além do aumento no nível de serviço ao cliente, há um impacto positivo no ‘look and feel’ das lojas.

Inicialmente, a Pague Menos contava com cinco centros de distribuição, localizados em Fortaleza (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Simões Filho (BA), Hidrolândia (GO) e Contagem (MG). Com a aquisição da Extrafarma, somaram-se a essa lista outros quatro, em Aquiraz (CE), São Luís (MA), Benevides (PA) e Guarulhos (SP).“Todo o processo de integração seguiu o plano de investimentos e sinergias da companhia e reduzirá a distância média entre o CD e a loja”, destaca Vieira.

“Assim, melhoramos nosso nível de serviço ao cliente, diminuímos as emissões de carbono na atmosfera e estamos prontos para os próximos cinco anos”, comemora o executivo. Com todo esse processo colocado em prática nos últimos quatro meses, os CDs Extrafarma já abastecem lojas Pague Menos e Vice-versa”, detalha Vieira.

Ainda de acordo com a companhia, de setembro de 2021 a setembro de 2022, houve um avanço de 8,5% para 11% na participação dos negócios digitais sobre as vendas totais da Pague Menos, conforme o balanço do 3T22.