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Pagamentos: um mercado em transformação estrelando o Brasil

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Pessoa realizando pagamento com celular em máquina de cartão
Imagem: reprodução

Passando por mudanças constantes, o e-commerce sempre tem desafios para enfrentar. A privacidade e a segurança são, cada dia mais, pontos de atenção para as marcas, para que as experiências dos consumidores – assim como seus dados e informações sensíveis – estejam protegidos. 

Gustavo Turquia, diretor executivo de vendas e soluções para o varejo, e Gustavo Carvalho, diretor executivo da Cybersource, ambos da Visa, dividem algumas dicas, desafios e desdobramentos para o mercado de pagamentos, fraudes e transações online. 

Elencando primeiramente as dificuldades que o varejo digital deve se manter atento, Turquia traz três grandes blocos: gestão logística, diminuição de fraudes e aumento de conversão. Considerando o Brasil como um todo, um país continental, Gustavo reitera a necessidade de garantir que a logística seja eficiente ao mesmo tempo que mantém um preço competitivo. 

O desafio das fraudes e da conversão caminham juntos para o executivo. Ao final do dia as empresas precisam ser capazes de apresentar um PnL positivo, trabalhando para diminuir as ações fraudulentas e conquistar mais clientes com qualidade, afirma. 

Carvalho contribui trazendo um quarto aspecto essencial para as marcas, a hiper personalização das ofertas. O cuidado com a fricção no momento da compra é indispensável, pois o consumidor está cada vez mais sensível a processos lentos, fricção e até mesmo com a coleta de dados. 

“O comércio precisa se dedicar a entender o que ele vai oferecer para cada consumidor, de maneira personalizada nos pagamentos”, detalha. 

Pagamentos do futuro

Com tantas novidades, distinguir as melhores práticas ou acompanhar as tendências pode ser complicado. Para Turquia, existem três princípios que devem ser levados em conta para o desenvolvimento de um mercado do futuro. 

Especificamente dentro do varejo, o papel da loja física vem mudando. Para o diretor, a loja tradicional não existe mais. Hoje em dia, todas as lojas são flagships e estão se transformando em hubs de experiência, adicionando outros serviços na cadeia de vendas. 

Para o segundo lugar, a protagonista é – para o bem e para o mal – a inteligência artificial. Gustavo explica que, ao mesmo tempo, que os fraudadores ganham um maior escopo e ferramentas para fraudar, as tecnologias anti-fraude conseguem também atacar com mais assertividade. 

“A adoção de tecnologias, como a tokenização, são essenciais. Além de reduzir em até 4x as fraudes, ela aumenta muito as aprovações e no Brasil, mais das metades das transações online já usam essa tecnologia”, detalha.

Ademais, Carvalho acrescenta: “as fraudes são importantes, as empresas precisam balancear muito bem os riscos sem ter que piorar a experiência de compra do usuário”

As novas maneiras de pagar são a terceira tendência apresentada pelo executivo. As marcas devem compreender que os movimentos de pagamentos começam em uma determinada trilha, mas não terminarão necessariamente na mesma. Por exemplo, um cliente começa a operação com cartão de crédito, mas usa outro meio de pagamento no fechamento. 

Turquia resume: “hoje o mundo é omni tudo, cada dia que passa os comércios precisam ter novas formas de movimentar o dinheiro e essas redes precisam se interoperar”.

Estrelando: Brasil

“O Brasil é um celeiro de inovação, por conta da cultura e das necessidades mais desafiadoras. É recompensador ver a tecnologia trazendo evolução, facilidades e conveniência para as pessoas”, declara Carvalho.

Sendo caracterizado como um negócio de resiliência e eficiência, a gestão de despesas e a entrada de novas receitas é o que mantém o e-commerce em curso. Turquia afirma que nas receitas é preciso olhar para oportunidades que vão além do produto em si – como a retail media, por exemplo. 

No caso da gestão das despesas, o foco deve ser a segurança. A complexidade do mundo digital não para de crescer, portanto investir em soluções que garantam a segurança cibernética é a dica do executivo. “Eu tomaria cuidado com as falsas promessas e realmente olharia para algo que não adiciona uma fricção no momento de compra”, finaliza.

Para encerrar, Turquia, deixa uma lembrança: “nós estamos protagonizando a transformação mundial de pagamentos aqui no Brasil”.