Logo E-Commerce Brasil

Soluções omnichannel e marketplace da VTEX impulsionam o varejo na Black Friday

A Black Friday, uma das datas mais importantes para o comércio, ocorre no dia 26 de novembro. Segundo uma pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Facebook, a intenção de compras na edição deste ano será 29% maior do que em 2020, com 59% dos consumidores preferindo compras feitas no ambiente online.

Neste cenário, a VTEX (NYSE: VTEX), plataforma de comércio digital de software como serviço (SaaS) para grandes empresas e varejistas, oferece soluções personalizáveis para os clientes investirem em estratégias omnichannel. Em datas de muita concorrência, como a Black Friday, uma experiência de compra fluida, integrada e ágil permite que as marcas vendam e  fortaleçam o relacionamento com os clientes. É o caso da Cobasi, uma das maiores redes de pet shop do Brasil.

Cliente VTEX desde 2015, a rede varejista aumentou sua competitividade no mercado e conseguiu rapidamente reestruturar a operação para lidar com os novos desafios trazidos pela pandemia, além de vender com mais eficiência durante a Black Friday de 2020 e outras datas do período de pico de fim de ano.

“Temos uma estratégia muito forte na Cobasi quando falamos de omnichannel, porque vemos que nossos clientes gostam de retirar os pedidos na loja, e de retirar ou receber o produto o mais rápido possível. Hoje vemos que 70% de nossas vendas são enviadas das nossas lojas ou retiradas nelas. Essas estratégias são especialmente importantes para nós durante o período da Black Friday”, explica Felipe Tamburus, Head da Cobasi Labs.

Rafa Forte, presidente da VTEX Brasil, considera a Cobasi um exemplo a ser seguido por todos os varejistas que buscam aprimorar a eficiência dos canais de venda.“Durante a pandemia, período que trouxe mudanças profundas no comportamento dos clientes, a Cobasi implementou rapidamente novos serviços e se mostrou antenada às necessidades dos consumidores. Esta postura, potencializada pelo uso das soluções da VTEX, contribui para o aumento da satisfação de seus clientes, para a elevação da frequência de compras e para o crescimento das vendas, permitindo que a empresa tenha uma Black Friday de sucesso em 2021 e siga com uma base fiel”.

A plataforma também trouxe ótimos resultados para clientes de outros segmentos, como o Inter, que atua nas verticais de serviços bancários, crédito, seguros, investimento e comércio eletrônico. Com o marketplace Inter Shop, a empresa faturou excepcionais US$19 milhões em vendas no fim de semana da Black Friday 2020. Com a solução de marketplace nativa da VTEX, o Inter conseguiu integrar novos sellers com facilidade e sincronizar produtos e estoques automaticamente. Tudo isso foi possível graças às funcionalidades headless da VTEX e à estrutura API-first.

Já a C&A, cliente VTEX desde 2014, começou a investir no omnichannel durante a pandemia e adotou estratégias como retirada e envio a partir de lojas físicas. Além disso, o checkout do ecommerce usa um recurso de geolocalização que verifica a disponibilidade do produto no centro de distribuição mais próximo do cliente que está fazendo o pedido. Recentemente, a empresa utilizou os recursos VTEX para criar um aplicativo móvel e, hoje, mais de 50% de suas vendas digitais são derivadas deste canal.

“A VTEX sabe que a Black Friday pode ser um momento desafiador para os varejistas, por isso temos investido em soluções e no suporte dos nossos especialistas para que os nossos clientes se preparem ao longo de todo o ano para o evento, permitindo que os ganhos possam ir muito além das datas sazonais”, conclui Rafa.

Leia também: Black Friday: PMEs estimam faturar mais de R$ 100 mi com e-commerce