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OLX aponta aumento de 30% na venda de itens usados para casa no 1º semestre

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

De acordo com o estudo feito pela OLX, uma das principais plataformas online de compra e venda de produtos usados no país, vem acontecendo uma mudança nos padrões de consumo dos brasileiros. A análise é referente ao primeiro semestre de 2023 e reflete uma transformação na categoria de bens de consumo, que abrange produtos como móveis, eletrônicos, esportes, lazer, moda e beleza.

(Imagem: Freepik)

A categoria apresentou uma média de aproximadamente 24 vendas por minuto durante o período, e desse panorama, os artigos destinados ao lar aparecem como o setor de maior relevância, com o valor expressivo de 30% de todas as transações ocorridas no marketplace durante os primeiros seis meses do ano.

Os números revelam que há uma busca por itens que contribuem para o conforto e o ambiente doméstico, um comportamento que ganhou destaque durante o lockdown, pois, ao passar muito em casa, a população investiu na compra de objetos para tornar suas residências mais aconchegantes e íntimas. “A tendência de ver itens para a casa liderando as vendas nos revela uma busca por criar lares que não apenas abriguem, mas também expressem identidades”, declara Regina Botter, Diretora Geral de Autos, Goods e Produtos da OLX Brasil.

Também é possível apontar que os dados demonstram uma tendência de procura e compra por produtos de segunda mão, que perderam o estigma de “velhos” e ganharam um novo valor, entrando também no movimento do consumo consciente – além da vantagem econômica, que tornou-se imprescindível com a redução do poder de compra do brasileiro. É importante destacar que a Geração Z tem se tornado uma grande força na utilização do recommerce, criando uma oportunidade no mercado e incentivando a prática sustentável ao entender o impacto dos seus hábitos de consumo na sociedade.

De volta à mídia física

A partir dos anúncios, os insights obtidos revelaram a ascensão de outro hábito de consumo: a música e os hobbies, que representam um crescimento de 80% nas inserções, se comparado ao mesmo período de 2022.

Além disso, as subcategorias analisadas mostraram um aumento de quase 130% dos anúncios de produtos como CDs, DVDs e itens afins. Essa busca por mídia física não é novidade, mas tem ganhado força desde 2021, sugerindo também um crescimento no interesse nas atividades de entretenimento e lazer. Um tema que, inclusive, é pauta da edição nº 76 da Revista E-commerce Brasil.

Novos usuários

O levantamento também mostrou um outro dado significativo: 75,89% dos vendedores anunciaram produtos somente nessa vertical, sendo que 64,28% são novos na plataforma. Com o destaque da categoria de bens de consumo, que teve um aumento de 2% em anúncios em relação a 2022 – uma cadência intensa de 188 novos anúncios por minuto – e representou 43,21% dos consumidores totais da plataforma no primeiro semestre, sendo que mais da metade, cerca de 51,73%, também são novos usuários.

Mais do que a chegada de novos perfis, esses números também demonstram que há uma movimentação de empreendedores que escolheram esse caminho para atuar no meio comercial e buscar uma oportunidade de renda extra.

A divisão por categorias

Ao analisar as vendas através da plataforma, os números indicam que os produtos para a sua casa ocupam a primeira posição, representando 30% do total de vendas. Em seguida, tem os eletrônicos e celulares como a segunda categoria mais bem-sucedida, respondendo por 28% das transações. Já os produtos relacionados à moda e beleza ocupam o terceiro lugar, com uma participação de 9%.

(Imagem: OLX/Reprodução)

Quando se trata da demanda, os produtos para o lar também lideram, seguidos por eletrônicos e celulares, e, em terceiro lugar, produtos relacionados a automóveis e peças.

Em relação aos anúncios, o estudo da OLX revela que a categoria de música e hobbies registrou o maior número de inserções na plataforma durante o período, com um aumento de 80,9% em comparação com o primeiro semestre de 2022. Além disso, destacam-se as categorias de esportes e lazer, com um crescimento de 7,4%, e moda e beleza, que apresentou um aumento de 4,6%.

Entendendo as subcategorias

O levantamento realizado pela OLX também examinou o desempenho por meio de subcategorias. A liderança no ranking de vendas no primeiro semestre ficou com o segmento de celulares e telefonia, representando 11,5% das transações efetuadas na plataforma. Em segundo lugar, a categoria de móveis aparece com 10%, seguida de perto pelos eletrodomésticos com 9,9%, somando juntos quase 20% do mercado.

(Imagem: OLX/Reprodução)

No que diz respeito aos anúncios, destaca-se um aumento impressionante de 127,2% nas inserções relacionadas a CDs, DVDs e itens afins no primeiro semestre de 2023, quando comparado com o mesmo período em 2022. Logo atrás, temos um crescimento significativo de 126,7% na categoria de aquários e acessórios, conforme apontou o estudo.

Quanto à procura por subcategorias, os artigos relacionados a celulares e telefonia foram os mais buscados durante o período, seguidos por móveis, eletrodomésticos, peças e acessórios automotivos e computadores e acessórios.