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Olist fala sobre a necessidade de melhorar a experiência do consumidor no comércio digital

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Jéssica França, coordenadora de vendas da Olist, participou do Fórum Indústria Digital e abordou um tema importante para quem precisa aprender sobre catálogo: a transformação digital. Segundo a executiva, é fundamental saber lidar com os clientes nos canais digitais.

Para ela, a ciência de dados atua como ferramenta auxiliar na tomada de decisão do cliente. O maior acesso à conteúdo na era atual da internet cria a necessidade de oferecimento de um atendimento mais personalizado.

Pensando nisso, a abordagem de França identificou alguns tópicos importantes para melhorar a experiência do consumidor:

Quais os impactos do cenário digital na relação de consumo?

  • Acirramento da concorrência com vários tipos de produtos;
  • Expansão dos meios de comunicação (particularidades a serem exploradas);
  • Público diverso e sem limite geográfico (nível Brasil);
  • Informações que circulam de forma muito rápida;

E por que é preciso conhecer as necessidades dos clientes?

  • Auxílio na tomada de decisões mais rápidas;
  • Maior assertividade na hora da compra;
  • Otimização de recursos (objetivo de campanhas mais definidos);
  • Fidelização: cliente satisfeito e feliz;
  • Melhoramento da performance: aumento de vendas;
  • Estratégias assertivas: inteligência de dados contribui para que as empresas tracem campanhas mais atraentes;

E como fazer para descobrir essas necessidades?

  • Coloque-se no lugar do cliente: por que eu compraria esse serviço? Como seria a minha experiência com a compra?
  • Faça pesquisas com frequência: dados servem para oferecer uma experiência mais personalizada;
  • A escuta ativa precisa acontecer: ouça os feedbacks! Use as críticas como ferramenta para transformação (bônus: observar as críticas aos concorrentes também podem trazer bons insumos para a experiência);
  • Interaja com o público em canais diversos: não deixe as dúvidas dos seus clientes sem respostas nas redes sociais, aproveite para perguntar sobre como melhorar.

Leia também: Agronegócio: a digitalização da jornada do consumidor do campo

Por Amanda Lucio, em cobertura especial para o Fórum Indústria Digital