Plataformas - principais erros
Há duas fases importante antes de optar pela plataforma ideal, segundo Erick. A primeira delas é a do conhecimento, onde ele lista alguns dos principais erros cometidos pelos empreendedores. São eles:
- Não estudar o mercado de e-commerce;
- Ter pouco conhecimento sobre o que está desenvolvendo;
- Ter pouca (ou nenhuma noção) do tipo de plataforma a escolher;
- Não conhecer os formatos de comercialização.
Falhas no planejamento
- No campo do planejamento, os principais erros apontados por ele foram relacionados no sentido de
- não ter se aprofundado nos âmbitos de mercado, concorrentes, entre outros;
- estar por fora do escopo a ser elaborado para desenvolver a plataforma;
- ter pouca ou nenhuma informação sobre o tamanho do budget separado para o projeto;
- não conhecer as legislações que envolvem seu negócio.
Não existe bala de prata
Erick enaltece o cuidado em não cair em papo de vendedor de que a tal plataforma é melhor. Cada uma tem um desenvolvimento de acordo para o seu negócio, por isso é preciso entender o que você realmente quer e qual caminho seguir antes de tudo. "Pense no simples, não queira reinventar a roda. O que eu consigo colocar no ar agora? Que tipo de produtos eu consigo colocar pra vender pelo WhatsApp? Que abordagem eu preciso ter? Pensar no que o o usuário precisa, e não no que 'você acha que ele precisa', ressaltou. Outro ponto importante está em realizar um trabalho fino de UX e entender quem serão as pessoas que farão parte da jornada do negócio.RFP (definição da plataforma)
A grosso modo, esta etapa trata-se de um documento onde o empreendedor colocará o escopo do seu projeto, mostrando suas estratégias de negócio. Aqui vale detalhar o máximo possível do seu negócio e objetivo. Se não conseguir, aconselha o especialista, consulte um consultor e vá ao mercado entender como funciona o seu negócio. “Recebemos muitos pedidos onde pessoas querem um site igual ao X, Y, Z. Isso simplesmente não existe e não tem nada a ver com planejamento".Formatos
O mais difundido no mercado brasileiro, segundo Erick, é o SAAS, onde você paga um percentual da venda do site. Ele atende no sentido de ser uma plataforma mais rápida em questão de desenvolvimento, pois a aplicação é a mesma para todo os demais. Segundo Erick, essa seria a melhor opção para o pequeno empresário que quer migrar seu negócio físico para o online.
Já nas duas outras opções, On-Premise e PAAS (Cloud), ele diz que a recomendação é para negócios mais robustos, que demandam de mais recursos. “Nessas você tem o poder sobre o código, a aplicação é sua e há mais poder de desenvolvimento de acordo com as necessidades do negócio”.
Plataforma preparada
Entre os questionamentos que o cliente que busca uma plataforma dedicada ao seu negócio, é preciso saber se ela realmente atende além do B2C o B2B. Nesse caso, busque empresas que utilizem o serviço e pergunte se ele oferece esse tipo de aplicação. Outro ponto é saber se ela pertence a um ecossistema de e-commerce. “Se ela não se integrar com nada, você corre um grande risco de morrer com ela. E o mesmo vale para o suporte: se ela der um problema, a quem você irá recorrer?”, finalizou.
Por Giuliano Gonçalves, via E-Commerce Brasil
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