A área de CRM é responsável por aproximar a marca do usuário que optou por receber informações e promoções. Ao contrário do que muitos pensam, estratégias envolvendo e-mail, sms, push em sites não morreu. Segundo o estudo Email Marketing Industry Census, realizado pela Adestra em 2019, 74% dos entrevistados apontaram o e-mail marketing como o canal que apresenta maior retorno financeiro.
Para essa estratégia, é preciso considerar duas frentes: a parte técnica de ferramenta, da programação, do “tecniquês”. A outra é o marketing, onde são segmentadas as bases, verificadas as semelhanças nas audiências, os hábitos de compra, dados de navegação no site… Tudo para construir um assunto que tenha coerência com o objetivo final daquela base e o e-mail que será enviado.
“Aqui o conteúdo entregue para o usuário correto é extremamente relevante — nem sempre o foco será em conversão, é preciso aproximar a marca do público, entender o comportamento dele e impactar com um formato adequado ao momento da jornada do usuário”, Matheus Motta, Growth Hacker da Adtail Newblue.
No lado do cliente, a estratégia de CRM ajuda diretamente nas vendas, chegando a representar até 20% do faturamento. Por estar mais perto do consumidor, o resultado pode ser visto mais rápido do que nas outras estratégias. Matheus justifica que essa proximidade se dá pelo fato de que o usuário forneceu seu dado pessoal e está disposto a conversar com a marca, estar próximo de uma causa ou apto a realizar uma compra.
Hoje, muitos dos nossos clientes trabalham com essa tática: Alme, Outstore, Fiever, Alexandre Birman, Bibi, Compliance Total e Contato Seguro. O diferencial da Adtail Newblue para a estratégia CRM é o expertise nas técnicas de e-mail marketing e a inteligência envolvida na leitura de resultados como entrega, abertura, clique, tráfego no site, conversões, receita e taxa de conversão para otimização dos fluxos e disparos. A contratação do serviço é personalizada, assim como os demais (gestão de mídia, produção criativa, planejamento estratégico e conteúdo digital).