A Nuvem Envio, unidade de negócios especializada em soluções de logística da Nuvemshop – plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina –, entregou mais de 6,5 milhões de encomendas em 2023, resultado 35% maior do que a quantidade registrada em 2022 (4,8 milhões). Em relação aos estados com maior volume de entregas, o destaque ficou para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
“Em 2023, expandimos a capacidade operacional de nossos cross dockings em São Paulo e Minas Gerais, com o objetivo de aumentar a capacidade de processamento de encomendas e garantir qualidade e agilidade nas entregas aos nossos clientes, além de absorver o contínuo aumento de volumetria desde 2022. Esta expansão nos permitiu processar mais de 10 mil pacotes por hora durante a Black Friday, o dobro do que havíamos feito na edição anterior”, explica Vitor Cunha, que recentemente assumiu o cargo de diretor de Nuvem Envio LATAM.
Além da expansão operacional nos cross dockings, a Nuvem Envio ampliou em 17% a quantidade de clientes que usam Nuvem Envio Collect, solução que coleta as encomendas diretamente nos clientes e realiza a entrega. No último ano, a Nuvem Envio também lançou a solução Nuvem Envio Go, opção de logística via Correios para toda base de clientes brasileiros da Nuvemshop.
Expansão do time e novas funções
Com esse crescimento operacional, a Nuvem Envio ampliou o time de colaboradores em 20%. Além disso, a liderança da unidade de negócios também passou por mudanças: Vitor Cunha, anteriormente diretor Nuvem Envio Brasil, assumiu a posição de diretor de Nuvem Envio LATAM, e agora é responsável por liderar a expansão da área de logística da Nuvemshop.
“Não só os resultados de 2023, mas também a expansão de nossas operações logísticas até o lançamento de novos produtos, foram de extrema importância para planejarmos os próximos passos em direção à estratégia de crescimento da unidade. Estou feliz em assumir este desafio e liderar a ampliação da oferta das soluções logísticas nos demais países da América Latina nos próximos anos”, comenta Vitor.
Em seu lugar como diretor Nuvem Envio Brasil, assume Thammer Manzoni, que será responsável por liderar a operação logística e a expansão comercial no país. Com 18 anos de atuação na área, anteriormente Thammer era head de operações e customer success na Nuvem Envio.
“Tivemos um 2023 excelente, com índices de qualidade operacional e de satisfação dos clientes em patamares recordes, fundamentais para os resultados do ano. Em 2024, seguiremos crescendo e ampliando a oferta para a base de clientes Nuvemshop por meio de novos produtos e soluções, atendendo também as pequenas e médias empresas do varejo online. Minha missão nesta nova posição será a de fortalecer a presença da Nuvem Envio no mercado de PMEs, mantendo nosso compromisso de entregar um serviço competitivo e de primeira linha para estes clientes”, destaca Thammer.