Na Semana do Consumidor, entre 11 e 17 de setembro, as PMEs (pequenas e médias empresas) faturaram cerca de R$ 59 milhões. É o que mostra o relatório da Nuvemshop quando comparado ao mesmo período de 2021. Na ocasião, o faturamento chegou a R$ 47 milhões — portanto, 2022 teve um aumento de 25% sobre o ano anterior. Aliás, isso reforça os dados sobre o crescimento das PMEs no primeiro semestre apresentados recentemente pela Nuvemshop.
Se não bastasse o aumento considerável no faturamento durante a semana, o Dia do Consumidor também foi positivo para o mercado. Segundo a plataforma de vendas, o dia 15 de setembro registrou cerca de 34% a mais em relação ao mesmo dia de 2021, resultando em um valor de R$ 12,7 milhões. O mesmo ocorreu com o número de pedidos, que cresceu 25% no dia este ano (foi de 42 mil para 53 mil).
“Os dados reafirmam o quanto o empreendedor deve se planejar e estar atento para aproveitar datas consolidadas no varejo fazendo campanhas para vender mais. Essas oportunidades são essenciais para o pequeno lojista também poder aumentar seu faturamento anual”, explica Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.
Vendas por setores na Semana do Consumidor
O segmento de moda, de acordo com o levantamento, liderou as vendas durante a Semana do Consumidor, com R$ 21 milhões. Ele foi seguido por Acessórios (R$ 4,5 milhões), Saúde e Beleza (R$ 4,3 milhões). O segmento de Casa e Jardim também aparece entre os destaques, com R$ 2,3 milhões.
Pagamentos
Já em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito continua sendo a opção mais utilizada. Afinal, representou 56% das vendas da Semana do Consumidor nos dois anos. Entretanto, o Pix teve um aumento significativo na escolha dos consumidores. Para 2022, a opção de pagamento instantânea foi utilizada em 23% das vendas, ante 7% em 2021.