
Mercado de livros tem crescimento de 15% e e-commerce representa um terço das vendas
O mercado de livros se adaptou às mudanças dos últimos dois anos e vem demonstrando crescimento. Em 2021, as vendas de livros no país chegaram a 55 milhões de unidades no país, gerando uma receita de mais de R$ 2 bilhões, de acordo com uma pesquisa da Nielsen BookScan, divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) — um aumento de 30% em relação a 2020.
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No primeiro trimestre de 2022, o volume acumulado de vendas já se mostrava 15% maior do que o registrado no mesmo período de 2021. Consequentemente, já indica que este será outro ano de resultados positivos para o setor.
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Eventos como a Feira do Livro têm contribuído para o aumento das venda. Como comparativo, no ano passado foram vendidos 55 milhões de exemplares, 29% a mais que em 2020.[/caption]
As vendas online têm sido fundamentais para esse crescimento. Livrarias que antes funcionavam apenas de forma física passaram a contemplar o e-commerce no negócio. De outro lado, outras fecharam de forma definitiva suas lojas e optaram pelas vendas online de forma exclusiva.
Apenas em 2020, o faturamento do e-commerce de livros passou de R$ 500 milhões para R$ 923 milhões. Em 2021, a contribuição de livrarias exclusivamente virtuais nas vendas de livros no país já empatava com a contribuição de livrarias físicas: 29,9% e 30%, respectivamente.

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