A gigante chinesa de tecnologia Meituan oficializou sua entrada no mercado brasileiro de delivery por meio da marca Keeta e investimento de R$ 5,6 bilhões nos próximos cinco anos. A operação será realizada sob a marca Keeta, já presente em mercados como Hong Kong e Arábia Saudita, e faz parte de um pacote mais amplo de aportes chineses anunciado na segunda-feira (12) durante evento em Pequim com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A Meituan, avaliada em mais de R$ 600 bilhões na Bolsa de Hong Kong, é líder absoluta em entregas de refeições na China e registrou, em 2024, mais de 98 milhões de pedidos diários e receita anual de US$ 46,6 bilhões. A investida no Brasil marca sua primeira grande expansão na América Latina e mira diretamente o domínio do iFood, que concentra mais de 80% do mercado nacional de delivery, segundo a Abrasel.
Situação
A empresa já abriu um escritório na Vila Olímpia, em São Paulo, iniciando a articulação de parcerias com grandes redes de restaurantes e estabelecimentos de bairro. Segundo informações apuradas pelo jornal O Globo, a estratégia inclui atuação inicial na região Sudeste, com foco em subsídios agressivos — como taxas reduzidas para consumidores e estabelecimentos — e forte investimento em marketing.
“O Brasil é um grande mercado, com potencial ainda maior. É um privilégio poder contribuir para o seu crescimento econômico e para que os brasileiros tenham mais escolhas”, afirmou Wang Xing, CEO da Meituan, em comunicado oficial.
Mais investimentos
Além da Meituan, outras empresas chinesas também anunciaram investimentos no país, como a Longsys, do setor de semicondutores, e a Mixue, de fast food. A ofensiva chinesa ocorre em meio à intensificação das relações bilaterais em meio à pressão tarifária e à busca por ampliação da presença em setores estratégicos como energia, tecnologia e infraestrutura.
A entrada da Meituan no Brasil também reflete uma nova fase da companhia diante da crescente concorrência doméstica com plataformas como Ele.me (do grupo Alibaba) e TikTok Shop sinalizando uma guinada da empresa para a expansão internacional. Além disso, dentro do país, a volta da 99Food também serviu de motivação.