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Maioria dos consumidores usam login das redes sociais para entrar em site

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

66% dos entrevistados disseram usar suas redes sociais “sempre” ou “frequentemente” quando a opção é oferecida

77% dos consumidores fazem login em um site ou aplicativo usando “social login”, de acordo com uma pesquisa feita pela Gigya Inc, empresa que oferece tecnologia para consumidores fazerem login em sites de varejistas usando suas informações de redes como Twitter, Facebook e Google Plus. Este é um grande passo desde dois anos que 45% dos clientes disseram que usam social login.
Não é apenas o consumidor que usa social login ocasionalmente: 66% disseram usar social login “sempre que há a opção”, ou “frequente”. Isso é quase o dobro da porcentagem da pesquisa feita em 2012.

O uso de social login cresce porque oferece uma alternativa simples ao invés de ter que manter contas separadas em cada site, diz o CEO da Gigya, Patrick Salyer. “A conveniência é quem manda”, diz.Essa é uma verdade para os consumidores mobile pode ser difícil digitar informações de conta em um dispositivo mobile de tela pequena. Isso explica porque 65% dos consumidores dizem que é “provável” ou “muito provável” confiar em informações de social login ao usar um dispositivo móvel.

Quando um consumidor usa social login isso permite ao varejista utilizar dados compartilhados nas redes sociais e oferecer o site para os interessados. Um leitor de posts sobre caminhada e esporte no Facebook, por exemplo, pode receber anúncios de um varejista de moda e acessórios esportivos.

Esse tipo de personalização pode ser avaliada por varejistas porque consumidores ignoram conteúdos de marketing irrelevantes para eles, de acordo com a pesquisa. 43% dizem ignorarem todas as propagandas futuras de uma marca depois que um varejista apresenta um conteúdo irrelevante ou recomendação de produto não interessante para ele.

67% dizem que cancelam a assinatura do mailing da marca e 20% dizem parar de comprar na loja. Por outro lado, 20% dos entrevistados estavam dispostos a compartilhar informação de uma marca que oferecesse conteúdo relevante e boas recomendações.

Fonte: Internet Retailer