Estudo realizado pela Findwise revela que compradores online têm 91% a mais de probabilidade de usar o recurso de pesquisa no site do que os usuários que só navegam pelas páginas. Outro levantamento da EConsultancy indica que 30% do tráfego de uma loja eletrônica utilizam a pesquisa em sua jornada. Atenta aos dados e às tendências do mercado, a Adobe Commerce acaba de lançar a funcionalidade Live Search, que usa a inteligência artificial Adobe Sensei para otimizar em tempo real as consultas feitas em lojas eletrônicas de acordo com o perfil do usuário.
O diretor de Vendas na Adobe Commerce, Tiago Grinman, informa que a atualização com o Live Search já está disponível para clientes da plataforma. “Essa nova tecnologia é uma combinação poderosa entre a inteligência artificial Adobe Sensei e os dados gerados no canal digital, proporcionando resultados de pesquisa altamente relevantes para os consumidores finais em tempo real”, explica.
Grinman ressalta que a Adobe Commerce entende a necessidade crescente das lojas eletrônicas de diminuir o atrito do consumidor online e aumentar a taxa de conversão e receita nos canais digitais, sendo a otimização da pesquisa um fator importante para alcançar esses objetivos. Ao mesmo tempo, criar regras manuais para cada tipo de pesquisa e perfil de cliente é um enorme desafio.
Jornada digital personalizada
“O Live Search, com base no Adobe Sensei, traz justamente a vantagem de reduzir os esforços no desenvolvimento dessas regras, assim como elimina a necessidade de compra de outras soluções pontuais”, esclarece Grinman. “Agora, os clientes da Adobe Commerce podem criar experiências de pesquisa mais ricas, diretamente no administrador da plataforma, ajudando seus próprios consumidores a encontrarem rapidamente o que precisam e aumentando a taxa de conversão nos canais digitais.”
Para o usuário final, de acordo com o executivo, isso significa ter uma jornada digital extremamente personalizada, com ganhos de tempo e facilidades. “Qual marca não quer proporcionar isso aos seus clientes?”, questiona Grinman.
Abaixo, Grinman detalha os principais recursos da nova Live Search da Adobe Commerce:
Filtros inteligentes
A Inteligência Artificial da Adobe Sensei escolhe e ordena automaticamente de forma inteligente os melhores aspectos para cada consulta de pesquisa – assim, os compradores podem encontrar os resultados mais facilmente.
Regras de merchandising
Ajuda as marcas a criarem conjuntos de regras para ajustar os resultados da pesquisa de acordo com as metas de negócios, destacando ou ocultando produtos, se necessário.
Gestão de sinônimos
As empresas podem estabelecer termos de pesquisa relacionados ao que os consumidores procuram para que recebam resultados mais relevantes. É possível definir dois tipos de sinônimos: os unidirecionais, que auxiliam os usuários a navegar pelos produtos com mais eficiência; e os bidirecionais, que ampliam os resultados da pesquisa para os compradores.
Navegação por categoria
Permite que a busca aconteça por sinergia entre as categorias, em vez de depender da taxonomia. Ainda conta com a exposição de filtros úteis para que os usuários pesquisem com mais rapidez.