Logo E-Commerce Brasil

Liquidações impulsionam vendas de PMEs online no início do ano

Por: Alice Lopes

Jornalista no E-Commerce Brasil

Jornalista no E-commerce Brasil, graduada pela Universidade Nove de Julho e apaixonada por comunicação.

Ver página do autor

Tradicionalmente mais fraco para o varejo, o mês de janeiro exige criatividade dos lojistas para manter o ritmo das vendas no comércio eletrônico. Em 2026, as promoções voltaram a ganhar protagonismo como estratégia para atrair consumidores, especialmente entre vendedores de lojas online, plataformas digitais e marketplaces.

PMEs fecham 1º tri com pior resultado desde 2021, aponta Omie
(Imagem: Envato)

Segundo Thiago Mazeto, diretor da Tray, as iniciativas adotadas pelos lojistas vão além dos descontos diretos. “As ações podem incluir a criação de kits de produtos, ofertas de cashback e parcerias com empresas de serviços para concessão de benefícios em estacionamentos, bares e restaurantes”, afirma.

No backoffice, soluções de e-commerce e de gestão empresarial têm papel central no apoio às PMEs online. A integração entre catálogo, pedidos e controle de estoque com marketplaces e plataformas digitais contribui para ganhos de eficiência e escala.

Planejamento, margem e experiência de pagamento

Além de estimular as vendas no curto prazo, janeiro também é visto como um momento estratégico para o planejamento do ano. Definir a estratégia comercial passa por projetar demanda, ajustar níveis de estoque e calibrar preços para preservar margem, sem comprometer a competitividade. Também envolve preparar o checkout para atender diferentes preferências de pagamento.

A ampliação das formas de pagamento é outro ponto sensível para reduzir barreiras à conversão. “Em pesquisa recente, o Pix alcançou 38% da preferência dos consumidores, com avanço relevante em relação a 2024, mas o cartão de crédito segue como a modalidade mais utilizada. A oferta de múltiplos meios de pagamento atende diferentes perfis de consumo e contribui para diminuir fricções no fechamento da compra”, destaca Monisi Costa, diretora executiva de Banking e Payment da Vindi.

Nesse cenário, as liquidações de janeiro cumprem dupla função para as PMEs do e-commerce: ajudam a manter o fluxo de vendas em um período historicamente mais desafiador e servem como ponto de partida para decisões estratégicas que vão orientar o desempenho ao longo do ano.