Logo E-Commerce Brasil

Leroy Merlin reduz custos e resolve problemas com disponibilidade de filiais

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Problemas com indisponibilidade de links, que causam transtornos na hora do pagamento e até a perda de vendas são desafios que qualquer varejista brasileiro enfrenta todos os dias. A solução que a Leroy Merlin adotou, um dos maiores home centers em operação no Brasil, foi relativamente simples, mas gerou economias significativas, e disponibilidade quase total das lojas.

Fundada em 1923, na França, a Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 e, desde então, inaugurou mais de 38 lojas distribuídas em 10 estados brasileiros. A empresa comercializa mais de 80 mil itens e conta com mais de 7 mil colaboradores. Para auxiliar na empreitada de resolver de vez o problema das lojas – muitas delas em locais nos quais a infraestrutura é deficitária, a empresa contratou a consultoria brasileira KSecurity, especialista em soluções voltadas para o varejo.

A solução adotada une a tecnologia do firewalls de próxima geração com a gestão dos links e balanceamento de carga, que resultou em ganhos consideráveis em operacionalidade e redução de até 98% do tempo de downtime.

Desafios

A Leroy Merlin contava com links MPLS e roteadores simples que faziam o chaveamento de um link para o outro quando um deles deixasse de funcionar. Essa redundância garantiria o máximo de disponibilidade, mas a abordagem trazia uma série de inconvenientes.

Além dos preços elevados dos links MPLS, o trabalho de chaveamento era manual, gerando altos custos com mão de obra devido à necessidade de chamar profissionais de TI a qualquer momento do dia para realizar manualmente o chaveamento de um link para o outro nas lojas físicas.

Com isso, as filiais permaneciam sem sistema durante longos períodos de tempo, nos quais a filiais ficavam sem comunicação, impossibilitadas de realizar pagamentos. Isso acabava gerando frustração nos clientes e aumentando as taxas de abandono de compras. 

Solução do problema

O projeto desenvolvido pela KSecurity envolveu a instalação de uma solução de Next Generation Firewall que possui um recurso patenteado de balanceamento de carga e redundância de acesso  através de um túnel de VPN, que trouxe mais segurança ao tráfego da rede e automatizou completamente o processo de chaveamento dos links.

Além de reduzir o downtime com uma solução estável para resolver os problemas de disponibilidade nas filiais, a Leroy Merlin garantiu o máximo de conectividade sem precisar de interferências manuais e obteve a possibilidade de eliminar os links MPLS e usar os links de internet comuns, reduzindo significativamente os custos com conectividade.