No dia 19 de Outubro, no Rio de Janeiro, foi lançada oficialmente ao mercado a Site Sustentável (www.sitesustentavel.com.br), uma empresa de certificação de sustentabilidade de websites, principalmente e-commerces. O produto promete mudar o mercado de comércio eletrônico e principalmente o modo de pensar dos e-consumidores. Esta certificação garante que o site é sustentável, ou seja, neutraliza as emissões de CO2 provenientes do consumo de energia através de seus acessos (pageviews). É muito simples de entender. Todo site na internet está hospedado em um servidor e este por sua vez é um computador físico que para funcionar precisa de energia elétrica. Quanto maior o número de acessos ao site, maior o processamento deste servidor e o consumo de emergia elétrica. Esta energia elétrica vem de uma fonte geradora poluente, que emite dióxido de carbono (CO2) na atmosfera causando o “efeito estufa”, responsável pelas mudanças climáticas e pelo aquecimento global.
Qualquer e-commerce pode contratar o selo de acordo com a quantidade de pageviews de seu site. O plano é anual e compatível com o porte de cada empresa. Após fazer o cadastro e efetuar o pagamento, o cliente recebe o selo para aplicar em seu site e um certificado online é habilitado para ser acessado por qualquer usuário, que poderá divulgá-lo nas redes sociais demonstrando à toda sua rede de relacionamento que o site onde ele faz suas compras online é sustentável. Em seguida a Site Sustentável executa o plantio das árvores através de seus parceiros, que o fazem em áreas de reflorestamento ou mata nativa. Todas as mudas são devidamente catalogadas e fotografadas, além de acompanhadas por especialistas, que garantem seu crescimento e a transparência da operação. Qualquer cliente pode visitar as áreas de plantio que também são auditadas regularmente por uma equipe que entrega um relatório de acompanhamento das áreas.
O selo Site Sustentável é uma forma do empresário fazer a parte dele pelo bem do mundo e contribuir para um futuro melhor do nosso planeta. “Além de fazer o bem, a empresa estará engajando seus consumidores em sustentabilidade, fortalecendo sua marca e consequentemente aumentando suas vendas”, diz Maximiliano Muniz, co-Fundador e Sócio da Site Sustentável. Os benefícios da contratação do selo são muitos, entre eles estão o fortalecimento de marca, aumento de tráfego do site, aumento de vendas e fidelização de clientes. Somente nos 2 primeiros meses de atuação da empresa, 70 empresas já contrataram o selo e mais de 500 árvores foram plantadas.