Logo E-Commerce Brasil

Lançamento de produto: Letícia Vaz dá dicas de planejamento

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Até um produto estar consolidado no mercado com o consumidor, seja em qual categoria for, uma série de etapas e obstáculos precisam ser ultrapassados. Para isso, de acordo com Letícia Vaz, fundadora e CEO da LV Store, é ideal ter definições sobre processos e um planejamento estruturado. Nesta terça-feira (30), ela compartilhou os principais pontos que norteiam o processo de criação e lançamento de um produto no modelo de venda direta ao consumidor (D2C). A palestra da executiva foi feita durante o primeiro dia do D2C Summit, promovido pela Nuvemshop.

Lançamento de produto Letícia Vaz dá dicas de planejamento
Letícia Vaz, fundadora e CEO da LV Store (Imagem: Divulgação/Nuvemshop)

De modo geral, a executiva destacou que um planejamento claro, aliado a uma narrativa bem construída, é determinante para transformar uma ideia em resultado comercial.

Da Big Idea ao produto herói

Segundo Letícia, a jornada começa com a definição da ‘Big Idea’, que envolve entender o problema ou contexto do cliente. No caso da LV Store, a busca por peças versáteis foi o ponto de partida. A partir disso, identificam-se as oportunidades de mercado, como atender consumidores em busca de básicos atemporais, e a singularidade da proposta, como o uso de um preço fixo que reforça a proximidade com o cliente.

Outro elemento-chave é a construção da narrativa, que deve mostrar de forma prática como o produto se encaixa em situações do dia a dia. Essa etapa é acompanhada pela escolha do Hero Product, peça visualmente simples, fácil de reconhecer e compartilhar nas redes sociais. A validação desse produto, por sua vez, vem com a repercussão orgânica de unboxings e reviews feitos pelos próprios clientes.

Comunicação e oferta alinhadas

Para que a mensagem chegue ao público certo, Vaz defendeu o uso de uma régua de comunicação clara, que passa pela escolha de canais e formatos, mapeamento do público-alvo e definição de pilares de conteúdo. Esses pilares devem girar em torno de temas como problema, solução e versatilidade do produto.

Já a etapa de oferta exige atenção ao modelo comercial. Isso inclui definir o preço de entrada, trabalhar a ancoragem em relação ao mercado e criar elementos de escassez e urgência para estimular o interesse do consumidor. Detalhar ao cliente como o produto foi desenvolvido também ajuda a gerar conexão com a marca.

Estratégias de captação

Por fim, Letícia destacou a importância de estruturar mecanismos de captação de audiência antes e depois do lançamento. Entre as ferramentas estão lead magnets, brindes que enriquecem a experiência de compra, ações de gamificação e estratégias de conteúdo consistentes.

Para a executiva, a soma dessas etapas transforma o lançamento em um processo estratégico, capaz de unir narrativa, proposta de valor e validação social.