Logo E-Commerce Brasil

Jovens preferem recomendações de assistentes virtuais no e-commerce

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Pesquisa realizada pela Ilumeo com aproximadamente 2 mil pessoas mostra que 80% do público online gosta de contar com assistentes de recomendação — chamados tanto de robôs ou de inteligências artificiais — na hora de realizar suas compras.

A pesquisa também revela que, entre o público mais jovem na faixa dos 18 a 24 anos, 66% acreditam que as recomendações feitas por inteligência artificial são úteis, enquanto a satisfação fica na casa dos 64% em relação às recomendações humanas.

Segundo o estudo, 19% dos respondentes sentiram mais dificuldade em interagir com recomendações humanas do que com as feitas pela máquina, número que salta para 25% entre os mais jovens.

A pesquisa também revelou que 25% dos consumidores brasileiros possuem propensão a pagar mais por um serviço que possua um sistema de recomendações — número que salta para 38% entre quem compra online com mais frequência. Entre os participantes do estudo, 50% afirmam que confiam nas recomendações e acreditam que elas têm mais personalidade, índice que aumenta para 58% entre os heavy users.

Leia também: Ambev testa entrega de bebidas com drone no interior de SP

Fonte: CanalTech