Logo E-Commerce Brasil

Jornada de Parentalidade da RaiaDrogasil promove ações de cuidado e saúde integral

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No processo de transformação familiar, com a inclusão de um novo membro, pais e mães precisam de equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Para que isso seja possível, o colaborador precisa contar com o apoio humanizado das lideranças e do ambiente de trabalho nessa jornada. Com esse objetivo, a RD-RaiaDrogasil possui o projeto Jornada de Parentalidade, que promove ações de cuidado com a saúde integral de seus colaboradores gestantes e adotantes em diferentes frentes e com foco nos vários momentos relacionados à parentalidade.

RaiaDrogasil

“É fundamental para um pai também ter esse tempo com o bebê e com a família, assim podemos criar uma conexão maior nesse período tão importante”, diz Leonardo, em pose com a sua filha recém-nascida

E quando falamos de ampliação do período de licença parental, a RD  que é voltado ao mundo de varejo e tecnologia, estende a casais homoafetivos e mãe e/ou pai adotante – que, neste último caso, varia de 15 a 60 dias, conforme a idade da criança ou do adolescente.

A Jornada de Parentalidade foi desenhada em parceria com a consultoria Filhos no Currículo, a partir do mapeamento das necessidades, sensibilidades e dificuldades enfrentadas pelas pessoas com filhos. Desse modo, os pais e as mães da RD com atuação na empresa, seja nos centros de distribuição, nas farmácias ou nas unidades administrativas, foram consultados para um mapeamento que deu origem às políticas e procedimentos institucionais, bem como a criação um hub de conteúdo voltado a este público e também às lideranças.

O benefício está totalmente alinhado com o modelo de gestão de Pessoas pautado no conceito ESG. As mudanças de comportamento social e os novos hábitos adquiridos com o home-office estão transformando os benefícios concedidos por empresas como a RaiaDrogasil que está num caminho sem volta para a transformação digital e quer se manter conectada também nas questões de parentalidade de seus funcionários.

Acompanhamento

Leonardo Marcao, supervisor de lojas da RD, ficou sabendo pela empresa que poderia ter acesso ao benefício da licença paternidade e ficou 20 dias auxiliando a sua companheira na recuperação pós parto, bem como nos cuidados com a filha.

“É fundamental para um pai também ter esse tempo com o bebê e com a família, assim podemos criar uma conexão maior nesse período tão importante”, ressalta Marcao, que complementou também estar muito feliz diante da preocupação da empresa com o seu bem-estar.

Capacitação

Na etapa que visa orientar e capacitar as equipes com relação às necessidades de maternidade e paternidade do público interno, a empresa orienta nas boas práticas de acolhimento em todo processo da gestação ou adoção, desde a comunicação, até o retorno da licença, incluindo período de amamentação e adaptação.

Para a trilha de capacitação da liderança, o projeto disponibiliza material multimídia, e-learning e interdisciplinar voltados para cada fase da gestação ou processo de adoção.

A RD disponibiliza conteúdos sobre o tema em sua Universidade Corporativa, contando com uma série de materiais educativos para pais, mães e familiares, divididos em três trilhas: figuras parentais, com primeiros passos no processo de parentalidade; saúde, com dicas que englobam do pré-natal à primeira troca e amamentação; e, por fim, capacitação da liderança. O conhecimento já foi levado para mais de 10 mil funcionários.

Todo conteúdo é disponibilizado de forma gratuita para os pais e também é extensivo aos familiares.

Leia também: RaiaDrogasil e Uber firmam parceria para delivery de farmácia em todo o Brasil