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Joias, óleo de soja e testes de gravidez se destacam nas buscas online

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Apesar dos altos índices de inflação, os brasileiros estão resgatando seus sonhos de consumo. Entre eles, os objetos de luxo, a exemplo das joias e do Iphone 11 Pro Max. No sentido oposto, produtos de cesta básica, como o óleo de soja, também ganham destaque. É o que aponta o Radar Simplex, plataforma da Simplex que usa inteligência artificial para captar as tendências indicadas pelas pesquisas feitas online, a partir de 1 milhão de landing pages de grandes e-commerces nacionais.

Em março, houve um acréscimo de 44% de pesquisas online sobre joias em comparação às buscas feitas em fevereiro. “É provável que a queda do dólar, que desvalorizou 7,7% em março, tenha aumentado o poder de compra do brasileiro para itens cotados na moeda norte-americana, e isso pode ter reacendido no consumidor a esperança de adquirir bens que normalmente têm impacto alto no orçamento doméstico”, afirma João Lee, fundador da Simplex. Ele cita, como exemplo, o forte aumento das buscas pelo Iphone 11 Pro Max ao longo de março, cuja procura cresceu 475% em comparação com fevereiro.

O dia seguinte

O pós-Carnaval teve um impacto direto sobre outro tipo de busca na internet. A pesquisa pelo termo “exame de gravidez” mais que dobrou: cresceu de 144% em relação ao mesmo período do ano passado e 27% em relação a fevereiro. Futuros papais e mamães procuraram por testes de coombs, exame de sangue que ajuda a identificar doenças que afetam os fetos, como leucemia e eritroblastose fetal.

Outra categoria que despontou no Radar Simplex de março foi a de móveis, apresentando elevação de 50% no comparativo mensal e 42%, em relação ao mesmo período de 2021. Esses números indicam uma tendência que já vinha forte desde fevereiro: a vontade de se realizar compras que contribuam para o conforto do lar. Este segmento foi alavancado principalmente pelas buscas relacionadas à guarda-roupas, que registraram um pico de impressionantes 6.030% na comparação anual.

Fazendo a conta fechar

De acordo com o Radar Simplex, o óleo de soja é outro produto que se encontra entre os destaques nas pesquisas realizadas em março. Item da cesta básica, este produto foi um dos que mais encareceram no período. Segundo o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerando a prévia da inflação oficial, o preço do óleo de soja teve um aumento de 6,09% desde de 2022. No mês de março, a garrafa com 900 ml custou em média R$ 9,41, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A alta do preço pode ser explicada, em parte, pela especulação internacional em torno do produto ocasionada pela guerra na Ucrânia, assim como pela quebra de safra, que tem origem na estiagem que castiga o sul do Brasil.

Hora de celebrar

Outro alimento que, em março, despontou no Radar Simplex registrando um crescimento de buscas, é o almoço de Páscoa. A presença do bacalhau entre as buscas que se aceleraram no período indica que o brasileiro antecipou a pesquisa de alguns produtos típicos dessa celebração.

Confira os dez itens que mais cresceram no ambiente online em importantes e-commerces brasileiros no mês de março:

1 – Joias

2 – Móveis

3 – Exame de gravidez

4 – Óleo de soja

5 – Ventilador

6 – Iphone 11 Pro Max

7 – Bacalhau

8 – Bebida no atacado

9 – Microondas inox

10 – Acessórios masculinos

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