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JET investe para valorizar o conceito ESG na empresa

A adoção do conceito ESG – Environmental, Social and Governance hoje faz parte das estratégias das empresas que visam o sucesso no longo prazo.

Compreensível, uma vez que diante do atual ambiente mercadológico, buscar boas práticas nessa frente tem relação direta com os resultados do negócio, até em razão da demanda do próprio mercado consumidor.

Contudo, o sucesso dessas ações extrapola a questão financeira propriamente dita. É também uma forma de se atrair e de manter bons parceiros para as atividades e de criar um clima organizacional mais colaborativo.

A valorização do capital humano faz parte da trajetória da JET, tanto que isso está expresso nas políticas adotadas para seus colaboradores e também na relação mantida com os clientes e com os parceiros de negócios.

Ainda que a empresa já mantenha várias iniciativas visando justamente priorizar essas relações mais personalizadas, 2021 representa um marco importante na sua atuação nessa frente, por causa do desenvolvimento de projetos específicos para fortalecer o conceito ESG.

Carbono neutro

Em busca de um posicionamento mais estruturado frente à questão ambiental, a JET fechou este ano um acordo com a Carbonext, o que permitiu neutralizar 100% das emissões da operação.

Com isso, a JET é a primeira do segmento de e-commerce no Brasil a zerar suas emissões.

Atendendo às premissas desse tipo de projeto, a proposta foi reduzir ao máximo as emissões de carbono da operação e compensar aquelas que não podem ser reduzidas, por meio dos créditos.

É justamente neste segundo ponto que entra a operação da Carbonext. Os créditos são gerados a partir do projeto REDD+, dos quais a empresa gerencia o ciclo completo: prospecção de área, desenvolvimento, monitoramento, geração de créditos e compensação de emissões.

Assim, além de combater o desmatamento, contribui-se também para o desenvolvimento sustentável da região selecionada, apoiando a comunidade local, preservando a biodiversidade e estimulando a bioeconomia local.

Projetos sociais

Além desse acordo, a JET fechou o apoio a dois projetos de cunho social. Neste caso, o objetivo é fazer com que suas soluções tecnológicas possam ser usadas em prol de causas que contribuem para o desenvolvimento social.

Uma dessas parcerias foi fechada com a Fundação Almerinda Malaquias que, com o apoio da Agência GNU, passou a contar com uma loja virtual para fazer a venda das produções da população ribeirinha do município de Novo Airão, localizado no estado do Amazonas.

A possibilidade de usar o comércio eletrônico para a venda de seus produtos tem um peso enorme para a Fundação, que mantém um centro de educação e de formação profissional para a população.

“Ficamos muito felizes de ver esse projeto no ar, porque a Fundação tem um papel importante para a população local e para a preservação da Floresta Amazônica”, comenta Gustavo Chapchap, CMO da JET, lembrando que sustentabilidade é um dos valores da JET.

Em prol do esporte

Na mesma linha, de prestar apoio a projetos de cunho social, em 2021 a JET viabilizou o lançamento da plataforma do projeto Acender.

Neste caso, não se trata exatamente da venda de produtos e serviços, e sim da criação de uma plataforma de crowdfunding para receber as doações que serão destinadas a atletas de diferentes níveis, visando o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O projeto foi idealizado por Rodrigo Sassi, que é empreendedor digital e atleta; e conta também com o apoio e o incentivo de outros atletas, como o judoca medalhista olímpico Rafael “Baby” Silva e as empresas Braspag, Cielo e Inpyx.

O objetivo é oferecer condições de treinos ideais e recursos financeiros para que, com dedicação exclusiva ao esporte, os atletas possam alcançar melhores resultados.

Para isso, uma equipe multidisciplinar irá apoiar os atletas com atenção à saúde, à formação acadêmica (para os mais jovens) e à infraestrutura de treinamento, além da remuneração pela prática esportiva por meio da captação de doações e patrocínios, feitos via a plataforma de crowdfunding.

“Foi muito bom ver a nossa expertise em tecnologia para e-commerce garantindo um ambiente virtual agradável, seguro e que vai ajudar uma causa tão relevante”, comenta Gustavo.

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