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JET prepara operação para Black Friday 2021 e disponibiliza guia para ativar vendas no período

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As expectativas para a Black Friday em 2021 são altas: a previsão é que o evento volte a bater recorde de faturamento, superando os R$ 7,7 bilhões movimentados em 2020.

Mesmo com a abertura do comércio físico, as pesquisas têm mostrado que o protagonismo deve ser novamente das plataformas digitais.

Primeiro, porque os consumidores que fizeram sua estreia no digital, por conta das medidas de distanciamento social, aprovaram a conveniência proporcionada pelas compras online.

Outro fator importante é que apesar da flexibilização, as pessoas ainda estão receosas de correr riscos desnecessários.

Levantamento realizado pela Conversion mostra que, entre os entrevistados, 72% pretendem comprar online na BF 2021 (56,9% indicou que vai optar por sites e lojas virtuais; e 14,8% fará as compras via aplicativos).

Importante registrar também que, independentemente do canal de compra, a maioria deve usar os canais digitais para buscar ofertas, seja acessando os sites das lojas ou por meio do serviço de busca do Google.

Essas informações confirmam a importância de as lojas estarem devidamente preparadas para atender ao aumento da demanda durante esse período.

Como estão os preparativos na JET para Black Friday 2021?

Ciente das necessidades de seus clientes nesta data, a JET já concluiu a revisão da infraestrutura da plataforma.

Segundo Gustavo Chachap, CMO da empresa, os preparativos para o evento começaram ainda em 2020, logo após o encerramento da liquidação.

Agora, às vésperas do evento, o foco está mais no monitoramento das atividades e no apoio aos clientes para que todos consigam aproveitar o evento da forma adequada.

A expectativa de Gustavo é que os mais de 15 mil clientes que utilizam as soluções da JET superem os resultados obtidos em 2020, quando houve aumento nas vendas (acima de 25%) e crescimento no valor do ticket médio, o que impactou positivamente o faturamento das lojas.

“Apesar do alto volume de tráfego, as lojas JET foram mantidas no ar 100% do tempo e com alta performance em termos de velocidade de acesso”, relata o executivo, observando que este desempenho não aconteceu por acaso, afinal, a equipe trabalhou muito para deixar tudo em ordem.

O esquema de trabalho será mantido, com a montagem da “sala de guerra” para apoiar os clientes. Para se ter ideia, serão mais de 30 especialistas escalados para monitorar e atuar imediatamente em todas as frentes de tecnologia. O time começará atuar a partir de 22 de novembro, permanecendo ativa até o dia 26, um dia após a Black Friday.

No dia a dia, a equipe de suporte e atendimento já está atuando com prioridade nas solicitações de clientes durante esses meses de preparação para a BF 2021, para que eles cheguem nessa data tão importante totalmente preparados para conversão.

“Como o evento hoje é muito relevante para as empresas, temos que assegurar que ninguém terá problemas”, diz Gustavo, chamando a atenção também para os esforços realizados pela equipe para ajudar na preparação das estratégias de vendas e de divulgação.

Guia prático para atrair e reter clientes na BF 2021

Foi com base no conhecimento desse time de especialistas que a JET preparou um Guia Prático para Atrair e Reter Clientes na Black Friday 2021.

O conteúdo, disponível neste link, reúne informações valiosas para o planejamento adequado das lojas para o evento.

De olho na movimentação do mercado, além das dicas para vender mais, o material também aborda como as lojas podem (e devem) usar a Black Friday para aumentar a base de clientes.

Ou seja, a proposta é que os investimentos feitos neste período sejam direcionados também para ações que visam a fidelização dos consumidores.

Neste caso, vale lembrar que, apesar da proximidade da data, ainda é possível desenvolver estratégias focadas no pós-venda.

O ideal, para isso, é organizar o atendimento para oferecer ao consumidor a melhor experiência possível, além de garantir que todos os dados sejam devidamente registrados.

É por meio dessas informações que é possível traçar, logo após o término do evento, abordagens específicas para os clientes que compraram durante a liquidação.

De uma forma geral, vale reforçar a necessidade de as marcas estarem atentas neste período à questão da precificação (para ter opções realmente atrativas) e à oferta de outros tipos de vantagens, uma vez que a data tem mesmo esse tipo de apelo.

Como observa Gustavo Chapchap, depois dos aprendizados de 2020, espera-se que as lojas estejam este ano mais bem preparadas para atender os clientes que já estão acostumados com o ambiente, como aqueles que ainda estão aprendendo a lidar com as plataformas digitais.

Para ele, o mais importante neste momento é que o mercado confira a devida relevância ao conceito omnichannel. Ou seja, as empresas devem se preparar para atender ao cliente no canal que for mais conveniente para ele e saber aproveitar o potencial de cada um.

Outro fator importante é a possibilidade de uso de aplicativos como o ZapCommerce, que tem sido fundamental para que os clientes consigam, por exemplo, colocar os vendedores da loja física na jornada digital do consumidor, o que faz muita diferença para os resultados.

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