Logo E-Commerce Brasil

Jack Ma se reúne com presidente da China em encontro com executivos de tecnologia

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Na última segunda-feira (17), Jack Ma, fundador do Alibaba, se reuniu com Xi Jinping, presidente da China, em encontro inédito do líder político com executivos de tecnologia do país. Segundo especialistas, a reunão é uma demonstração de apoio às empresas privadas.

Jack Ma se reúne com presidente da China em encontro com executivos de tecnologia
(Imagem: Elaine Thompson-Pool/Getty Images)

O evento representa também uma reviravolta na abordagem de governo chinês no que diz respeito aos gigantes da tecnologia locais. Isso porque, há quatro anos, essas empresas passaram por uma repressão regulatória e, atualmente, o cenário é de desaceleração econômica. Prova disso é o ritmo mais lento do consumo nos últimos meses de 2024.

Além disso, a iniciativa de Xi Jinping em reunir líderes empresariais do setor tecnológico, segundo analistas, mostra a importância da inovação do setor privado em relação a presença da China neste segmento.

“É um reconhecimento tácito de que o governo chinês precisa de empresas do setor privado para sua rivalidade com os Estados Unidos em tecnologia. O governo não tem outra escolha a não ser apoiá-las se quiser competir com os Estados Unidos”, explica Christopher Beddor, vice-diretor de pesquisa sobre a China da Gavekal Dragonomics.

Cenário econômico chinês

O setor privado na China, que compete com as empresas estatais, contribui com mais da metade da receita tributária, mais de 60% da produção econômica e 70% da inovação tecnológica, segundo estimativas oficiais.

A retaliação tributária dos EUA em relação as alíquotas de exportação de produtos para a China também é considerada uma ameaça econômica. Além do consumo em desaceleração, analistas afirma que uma crise de dívida ronda o setor imobiliário do gigante asiático.

Segundo fontes ligadas ao encontro do presidente da China com líderes de tecnologia, Liang Wenfeng, fundador da DeepSeek, startup voltada ao mercado de inteligência artificial (IA) com custos mais baixos, foi um dos participantes.