De acordo com a pesquisa “Cabeça de Dono” do Itaú Empresas, realizada pelo Instituto Locomotiva, os líderes de PMEs do setor de comércio e varejo estão sobrecarregados com tarefas operacionais e têm dificuldade em dedicar tempo ao planejamento estratégico, pois vivem constantemente tentando “equilibrar os pratos”. Além disso, muitos enfrentam obstáculos para buscar especialização ou apoio em redes colaborativas. Segundo o estudo, 42% dos entrevistados assumem todas as decisões estratégicas de ao menos uma área do negócio, enquanto 35% também são os únicos responsáveis pela execução das tarefas diárias.

“Muitos empreendedores acabam se perdendo no operacional e não conseguem se dedicar à estratégia, o que pode comprometer os resultados. Os dados mostram que a dedicação desses empresários é ainda maior em áreas como comercial, vendas e atendimento ao cliente, com 80% envolvidos nas decisões e 77% na execução. Em marketing, 68% participam das decisões e 65% executam as tarefas. Além disso, 69% relatam dificuldade em inovar e lançar novos produtos”, afirma Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para empresas do Itaú Unibanco.
Desafios para o negócio
Entre os principais desafios apontados, 83% relatam dificuldades para aumentar o faturamento; 82% enfrentam incertezas do cenário externo, como crises econômicas e flutuações de mercado; e 77% têm dificuldades com a concorrência. Em relação à gestão financeira, 79% têm dificuldade em manter reservas e 77% em cortar despesas. Estratégias eficazes de marketing e vendas são desafiadoras para 73%, enquanto 69% têm dificuldade em inovar.
A pesquisa também revela que, com apoio estratégico – seja de especialistas ou redes de suporte – muitos desses desafios poderiam ser superados, especialmente em períodos de alta demanda. “Muitos empresários não sabem qual tipo de apoio buscar, e quando o fazem, nem sempre encontram profissionais com as ferramentas adequadas para desenvolver um planejamento integrado e personalizado”, complementa Russomanno. “Planejamento é essencial o ano todo, mas principalmente em datas comemorativas, é necessário um plano tático específico, considerando segmento, região, público-alvo, canais de venda e e-commerce.”
Estratégias para aproveitar as datas comemorativas
As datas comemorativas que marcam o calendário do varejo, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e outras ocasiões sazonais, inauguram períodos estratégicos para o comércio, impactando significativamente as vendas e movimentando o setor. Para as pequenas e médias empresas (PMEs), esses momentos representam ótimas oportunidades para impulsionar os negócios e fortalecer sua presença no mercado. Superar os inúmeros desafios enfrentados por empreendedores brasileiros pode ser um diferencial competitivo nesses períodos.
A experiência do cliente é um fator decisivo para fidelização. Com a crescente digitalização do comércio, garantir uma boa experiência – seja online ou presencial – é fundamental. Isso inclui desde a navegação em plataformas digitais até a agilidade nas transações com maquininhas de pagamento e sistemas atualizados.
“Todo o preparo para datas comemorativas deve ser contínuo, com melhorias constantes na operação e gestão. Esses períodos testam a capacidade das empresas e oferecem aprendizados valiosos sobre comportamento do consumidor, meios de pagamento, picos de volume e segurança nas vendas”, explica o diretor do Itaú.
Para potencializar as vendas, é essencial contar com uma operação robusta, monitoramento em tempo real e tecnologia de ponta. O Itaú, por meio da Rede, oferece infraestrutura para garantir alta disponibilidade sistêmica e segurança nas transações. Em 2023, por exemplo, o e-commerce via Rede cresceu 25% em novembro, refletindo o investimento em tecnologia e soluções voltadas às necessidades dos clientes.
Além disso, seja no mundo físico ou online, o Pix segue sendo uma forma de pagamento atrativa para os brasileiros. Em períodos de alta demanda no varejo, como datas comemorativas, a Rede tem registrado crescimento expressivo nas compras realizadas com Pix, que vem ganhando cada vez mais relevância entre os formatos de pagamento disponíveis.
Neste ano, tanto varejistas quanto consumidores podem contar com mais uma inovação nesse cenário: o Pix por aproximação, recém-lançado e já disponível nas laranjinhas do Itaú, as maquininhas com a tecnologia Rede. A novidade se soma a outras soluções de pagamento que visam garantir segurança, rapidez e comodidade, promovendo uma excelente experiência de compra.
Soluções completas no Fórum E-commerce Brasil
Participar do Fórum E-commerce Brasil 2025, evento que ocorre entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo, é uma oportunidade para o Itaú Empresas apresentar suas mais diversas soluções para apoiar o dia a dia dos empreendedores e reafirmar o seu compromisso em ser um banco completo e simples de usar, que oferece todas suas soluções com a segurança e a agilidade que as PMEs precisam para vender tanto digitalmente quanto no mundo físico, e soluções de integração para a sua empresa Visite o stand para conhecer mais detalhes sobre as diversas modalidades de Pix, Conciliação, Whatsapp Itaú, APIs, e a laranjinha do Itaú.
Para quem vende online, o Itaú Empresas levará ao evento uma diversidade de soluções que atendem desde necessidades mais simples até demandas mais complexas. Entre as opções mais acessíveis e de menor complexidade de integração, destaca-se o Link de Pagamento, uma solução prática e eficiente que permite aos empreendedores gerar links personalizados para receber pagamentos de forma rápida, sem a necessidade de possuir um site ou plataforma de e-commerce. Ideal para quem busca agilidade e simplicidade, o Link de Pagamento apresentado pelo Itaú Empresas é uma solução que facilita a gestão de vendas e amplia as possibilidades de negócios.
Essa e outras soluções estarão disponíveis em nosso estande, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre como o Itaú Empresas está preparado para impulsionar o crescimento dos negócios online com inovação, simplicidade e segurança.
Sobre Itaú Empresas
O Itaú Empresas é o segmento do Itaú Unibanco focado no atendimento a pequenas e médias empresas brasileiras. Sua proposta de valor está focada em ser o parceiro que apoia os empreendedores a ultrapassarem seus desafios diários, criando um círculo virtuoso de prosperidade que impacta não só as PMEs e seu universo, mas toda a economia brasileira. Além de um atendimento bancário completo e de excelência, oferecemos conhecimento e assessoria para ajudá-los nos temas mais importantes – buscando atenuar o peso da tomada de decisão e liberar seu tempo para o core da atividade empresarial e sua vida pessoal. Isso é possível graças a uma combinação de fatores: completude de soluções, alcance regional e atendimento especializado, inteligência de dados, digitalização e um modelo de oferta de crédito que nos consolidou como o principal financiador das PMEs do Brasil.
Sobre a pesquisa Cabeça de Dono
A pesquisa inédita, realizada entre julho e agosto de 2024, ouviu 1001 homens e mulheres líderes de pequenas e médias empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões, nas cinco regiões do Brasil. Ela traz um panorama sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas PMEs, com o objetivo de jogar luz a um segmento tão importante para a economia. Isso porque as PMEs são responsáveis por 30% do PIB e geram 50% dos empregos ativos, impactando potencialmente mais de 80 milhões de brasileiros.