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Indústria busca por digitalização: o que falta?

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Os avanços da transformação digital nos meios de consumo não passam desapercebidos, mas ainda há muito o que melhorar. Enquanto o varejo, por exemplo, já abraça algumas novidades rapidamente e agiliza a aplicação de outras, a indústria (ou mercado B2B) ainda demostra dificuldade neste processo. O assunto fechou o último dia de palestras da Conferência Rio Grande do Sul 24′.

Para compartilhar opiniões sobre o assunto, um painel contou com Cássio Weber (Coopershoes/Converse), Alex Gusmão (Soprano) e Ricardo Magero Angeli (OU).

Desafios

Os palestrantes abordaram a necessidade urgente das indústrias se adaptarem ao ambiente digital. Weber destaca a importância da diferenciação no meio digital. Ele enfatiza que as indústrias devem utilizar dados de clientes não só para si, mas também ajudar parceiros do varejo a gerar vendas.

Cássio Weber (Coopershoes e Converse) - Digitalização na Indústria
Cássio Weber (Coopershoes e Converse) (Imagem: Tiago Beef/E-Commerce Brasil)

“É fundamental que a indústria atue como parceira do varejo. Isso pode ser feito sem necessariamente entrar em marketplaces, o que aumenta a capilaridade operacional e fortalece as relações comerciais”, comenta.

Oportunidades no digital

Gusmão traz uma perspectiva otimista sobre o futuro digital da indústria. Ele menciona a necessidade de interpretação e análise das informações disponíveis no mercado. Para o executivo, mudar a mentalidade da indústria é crucial para se adaptar ao cenário digital em evolução no Brasil.

Alex Gusmão (Soprano) - Digitalização na Indústria
Alex Gusmão (Soprano) (Imagem: Tiago Beef/E-Commerce Brasil)

“Estamos buscando um ‘gancho’ para essa mudança”, afirma. Ele ressalta que estar presente onde os vendedores atuam proporciona uma visão mais ampla das preocupações dos varejistas parceiros. Essa abordagem permite uma melhor compreensão das necessidades do mercado.

Geração de conteúdo

Angeli destaca a importância da geração de conteúdo de valor por meio do storytelling. Ele defendeu que esse conteúdo deve ser baseado em dados dos usuários, permitindo uma comunicação mais eficaz.

Ricardo Magero Angeli (OU) - Digitalização na Indústria
Ricardo Magero Angeli (OU) (Imagem: Tiago Beef/E-Commerce Brasil)

“A centralização do relacionamento com o consumidor em canais especializados é uma estratégia que ajuda empresas a se conectarem melhor com seus clientes. Na prática, o diálogo entre ambas as partes fica mais direto e personalizado”, explica.

Integração físico e digital

Os especialistas concordaram que a integração entre os canais físico e digital é essencial para o sucesso da transformação digital. A experiência omnichannel se mostra como um caminho viável para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas.

Para isso, é fundamental centralizar dados e automatizar processos simples. Essas ações são passos essenciais para construir uma maturidade digital nas empresas.

Futuro

Segundo os executivos que participaram do painel, os processos para transformação digital da indústria ainda conta com gargalos significativos. Porém, entende-se que as oportunidades são ainda maiores, principalmente se tratando do investimento em tecnologia. Além disso, a adaptação de estratégias visando atender novas demandas do mercado serão responsáveis por posicionar melhor as empresas.

Um dos focos ao misturar o discurso dos executivos em uma só voz é a colaboração entre indústria e varejo como essencial. A partir disso, cria-se, segundo eles, um mercado mais robusto e inovador. Com isso, também é esperado que seja possível enfrentar as exigências do consumidor moderno e promover um crescimento sustentável em toda a cadeia, incluindo B2B.