Um levantamento realizado pela Social Miner, plataforma de People Marketing, aponta como o consumidor se comportou durante a Black Friday 2015. O estudo analisou mais de 2,4 milhões de usuários e mais de 10 milhões de registros de diferentes segmentos do e-commerce.
Segundo o estudo, os períodos de maior pico estão concentrados nas primeiras horas da data (entre 0h e 2h), onde 11% dos pedidos acontecem – pessoas já decididas aguardam a virada para efetuar a compra -, durante o horário do almoço, quando foram registrados 20% dos pedidos, e na reta final (entre às 21h e 23h), período que registrou maior taxa de conversão – as melhores ofertas se esgotando e o prazo final para compra fez a conversão subir. Já em relação a geração de leads, a pesquisa detectou aumento de 79%.
A sexta-feira é tão especial que o relatório aponta que os clientes da Social Miner chegam a faturar 600% a mais do que em uma sexta-feira normal. Além disso, 8 meses após a data, foi verificamos que as marcas conseguiram dobrar o ROI da Back Friday a partir dos leads conectados na época, que não efetuaram compra imediata.
Mas, como essas informações podem ajudar o empreendedor a se preparar para a Black Friday? A zanox, maior rede europeia de afiliação, reuniu seis dicas que vão auxiliar na preparação para a data, uma das mais importantes do varejo.
1. Já é hora de começar o trabalhar
Lembre-se, um milhão de lojas estarão bombardeando o consumidor de informação, não seja apenas mais uma. Principalmente por conta da crise, muitos consumidores devem esperar a Black Friday para efetuar alguma compra e esse é o momento de mostrar para o seu cliente o que está preparando para a data.
Invista em ferramentas que o ajude a identificar o perfil do usuário e o que ele está procurando, assim você conseguirá ser mais assertivo na comunicação com o seu consumidor. Ofereça a ele vantagens como, por exemplo, receber as melhores ofertas antes de todo mundo.
2. Turbine seu servidor
Já sabemos que a data pode trazer muitos visitantes ao seu site, então é importante estar preparado para atender esta demanda. Ou todo o trabalho feito antes poderá ser em vão, uma vez que o consumidor pode desistir de uma compra por estar com dificuldades de navegação.
3. Organize seu estoque
O seu compromisso com o cliente deve uma de suas prioridades. O consumidor está em busca de menores preços sim, mas também esperam um atendimento de qualidade. Certifique-se se que seu estoque atenderá a todos os pedidos. Caso necessário, deixe claro pro cliente que, devido ao aumento de demanda por conta de data, ele receberá o produto em prazo maior.
Se seu estoque resistir, estenda a Black Friday até a Cyber Monday.
4. Ofereça bons descontos
Fuja de promoções do tipo “metade do dobro”, o consumidor está de olho. Ofereça a eles promoções de verdade. Se possível, tente incluir benefícios, como frete grátis, por exemplo.
5. Explore o Mobile
As vendas via mobile têm ganhado cada vez mais a confiança dos consumidores. Relatório
6. A Black Friday não acaba em 24h
Passadas as 24h da Black Friday é hora de mais trabalho. A Black Friday é um ótimo momento para gerar leads e se preparar para as ações de final de ano e, claro, já começar a pensar no 1º trimestre de 2017, período de baixa no comércio em geral.