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Halloween: Pinterest apresenta as principais pesquisas para a data comemorativa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em 2023, tudo leva a crer que os usuários do Pinterest estão aumentando as suas comemorações. Aliás, o Halloween é uma das datas que já estão entre as principais pesquisas na plataforma. Para a Geração Z, por exemplo, o Halloween tem tudo a ver com filmes, música e temáticas à comida.

No Pinterest, pesquisas por “labirinto de Halloween”, “ideias de corredores assombrados” e “floresta assombrada de Halloween”, por exemplo, aumentaram 225%, 225% e 105% em relação ao ano anterior

Nos EUA, por exemplo, os consumidores americanos salvaram cerca de 495 ideias sobre o tema no ano passado. Se você já sabe como lidar com a plataforma para as vendas, confira a seguir as principais pesquisas relacionadas no aplicativo.

Lembrando que o dia do Halloween (31 de outubro) cai em uma terça-feira, mas as festas provavelmente começarão nos dias 27, 28 e 29, fim de semana que antecede a data oficial.

Pesquisas no Pinterest para o Halloween 2023

Todas as raves

Conforme previsto no relatório Pinterest Predicts do ano passado, a cultura rave está em alta este ano. Com os festivais de música eletrônica inspirados no Halloween durante todo o mês de outubro, os usuários do Pinterest estão em busca de:

Looks rave (aumento de 450% em relação ao ano anterior);

Roupa rave alienígena (aumento de 190% comparado ao ano passado);

Roupa rave sereia (aumento de 170% em relação ao ano anterior);

e fantasias rave Halloween (aumento de 180% em relação ao ano anterior).

Cultura pop nas fantasias

As inspirações para os looks de Halloween este ano vão de músicas a filmes e séries. Como principais pesquisas dos usuários, o Pinterest listou como principais fantasias:

Halloween de One Piece (aumento de 180% ano a ano);

Formula 1 Halloween (aumento de 230% ano a ano);

Ferrari Halloween (aumento de 65% em comparação com ano passado);

Gótico Appalachian (crescimento de 405% em relação ao ano anterior).

Jogos Vorazes” (aumento de 45% em relação ao ano anterior com usuários da Geração Z);

e RBD (aumento de 460% em relação ao ano anterior com usuários da Geração Z).

Festas temáticas

Outra constatação para a data são as maneiras de aprimorar as produções de Halloween para torná-las ainda mais assustadoras. Pesquisas por “labirinto de Halloween”, “ideias de corredores assombrados” e “floresta assombrada de Halloween”, por exemplo, aumentaram 225%, 225% e 105% em relação ao ano anterior.

Quando se trata de festas, dois dos principais temas para 2023 são retrospectivas: as pesquisas por “festa neon de Halloween” aumentaram 145% em relação ao ano anterior, e o interesse por “festa disco de Halloween” cresceu 125% em relação ao ano anterior.

Petiscos de Halloween

A Geração Z está entrando no espírito do Halloween na cozinha. Neste caso, a ideia é transformar suas comidas preferidas em guloseimas extravagantes e atraentes. Confira abaixo os tópicos que aumentaram as buscas este ano:

Pizza de Halloween (aumento de 120%);

Waffles de Halloween (110%);

Pimentões recheados de Halloween (75%);

e cachorros-quentes de Halloween (70%).

Lançamentos do Pinterest

Vale destacar que recentemente o Pinterest apresentou uma série de novidades a anunciantes, agências e usuários. Segundo Bill Watkins, chief revenue officer do Pinterest, os lançamentos chegam para otimizar alguns pontos, como mensuração da plataforma e jornada do consumidor.

Outro ponto interessante mostrado pela empresa foi o preparo em relação às datas sazonais. Dentro do aplicativo, ela ressaltou que o interesse por produtos nessas ocasiões ocorre entre 30 e 40 dias antes do evento (e mais de 50% dos usuários possuem entre 18 e 34 anos).