A América Latina vem despontando como um novo foco do e-commerce, visto que seu comércio digital deve crescer 30% ao ano até 2025. Esse movimento não se aplica apenas ao Brasil, México e Argentina, mas também a países menores, que esperam um crescimento de 70% ao ano.
Diante da oportunidade de se posicionar como líder neste segmento, em um movimento estratégico, o Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia brasileiras, optou por transferir sua operação do sistema de ERP para a ONCLICK, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções em ERP. O EIVE é um ERP com autoridade em gestão de e-commerce para médias e grandes empresas, que possui 20 anos de experiência e cerca de 3 mil usuários.
Para o grupo, que faturou R$ 115 milhões em 2021 com crescimento de mais de 44% em relação a 2020, a estratégia de desembarcar um produto nacional, estável e robusto, é focada em concentrar esforços em potencializar o crescimento exponencial de outros produtos com forte potencial de globalização.
Parceria e fit cultural
A decisão da transferência da operação do EIVE para a ONCLICK se deu, principalmente, pelos mais de cinco anos de parceria entre a empresa e o Grupo DB1, baseados em um forte fit cultural das companhias. Para Jasper Perru, COO do EIVE, o modo que a transferência se dá é uma prova da preocupação das empresas com a experiência do cliente e longevidade do produto.
“O relacionamento próximo e cuidado foram sempre as peças-chave da operação com os nossos clientes, por muitos anos fomos a extensão de seus times, colecionando histórias de desafios superados e crescimento mútuo. Assumimos o desafio de encerrar essa jornada do ERP para direcionar esforços para internacionalização dos outros produtos sem deixar de nos preocuparmos com as melhores alternativas para os nossos clientes e colaboradores. Nesse cenário, percebemos o interesse da ONCLICK no EIVE, o que abriu caminho para uma transferência muito positiva para todos os lados, toda experiência de mercado, os cases relevantes e o alinhamento de valores focados na excelência de atendimento da empresa nos deram a segurança de que estávamos fazendo isso com muito fit cultural. Assim ficamos tranquilos que nossos clientes terão continuidade e seguirão sendo bem atendidos”, detalha Perru.
Agregar os ERPs reconhecidos pelo mercado, não só prevê adicionar funcionalidades ao portfólio da ONCLICK, como expandir a capacidade de atender grandes distribuidoras com o faturamento de mais de dois dígitos de milhões, bem como adicionar um crescimento estimado de 30% na operação da empresa nos próximos dois anos.
“A ONCLICK e a DB1 são parceiras há anos pela integração dos ERPs aos produtos de maior sucesso da DB1 – ANYMARKET, KONCILI e Predize. Sendo assim, a negociação foi sadia, amistosa e muito rápida. Agora, iremos trabalhar para manter a satisfação de todos os clientes da carteira”, reforça Marcel Farto, CEO da ONCLICK. Para Ilson Rezende, CEO do Grupo DB1, a preocupação com as pessoas (clientes e colaboradores) é um norte indispensável para a estratégia de desembarque.
“Em todo o processo, nosso maior cuidado foi com a experiência das pessoas, além da continuidade do propósito do produto e estabilidade e segurança de nossos clientes e colaboradores. Temos muito orgulho do EIVE como ERP saudável e robusto, e agora, vemos que ele continuará ganhando escala aos cuidados de um parceiro de confiança. Do nosso lado, ganhamos mais foco para tracionar a globalização dos demais produtos e serviços que são referência no mercado”, afirma o CEO.
Para Pierre Schurmann, fundador da nuvini, grupo de empresas SaaS do qual a ONCLICK faz parte, no mercado de tecnologia é importante saber identificar boas oportunidades, para ajudar as empresas a acelerarem o seu crescimento. “Acredito muito em produtos que se complementam, para oferecer ao mercado soluções que podem levar diversos benefícios para toda a cadeia. Por isso, a aquisição do EIVE pela ONCLICK será muito valiosa, oferecendo oportunidades para todas as startups que fazem parte da nuvini”, afirma.
Produtos de e-commerce despontando para o mundo
Um exemplo de produtos em processo de globalização do Grupo DB1 é o produto ANYMARKET, plataforma de integração com marketplaces que é referência no setor de e-commerce e tem grande potencial de expansão para o mercado internacional, apresentando 253% de crescimento em GMV internacional. Além disso, o ANYMARKET alcançou um aumento de 227% no faturamento internacional, e 132% de superávit no número de pedidos internacionais.
Atualmente, o hub atende líderes de mercado LATAM, como Lacoste, Whirlpool e Lenovo, além de parcerias com grandes marketplaces, como o Mercado Livre, Shopee, Amazon e Dafiti. Outro produto do Grupo DB1 voltado para o e-commerce e pronto para receber o foco em internacionalização é o Koncili, software de conciliação de repasses dos marketplaces e meios de pagamento.
Em 2021, foram mais de R$ 3 bi em GM conciliado, e um Crescimento superior a 134% em relação a 2020. Sucesso entre grandes empresas nacionais, como Grendene e Britania, as expectativas são positivas para a expansão do Koncili para os demais países da América Latina. Fechando o ecossistema de e-commerce do grupo, há também o Predize, plataforma de SAC para marketplaces. Em 2021, o Predize cresceu 680% no número de usuários, um número expressivo para o produto mais novo do grupo voltado ao setor de comércio digital. Com grande aceitação, especialmente do Mercado Livre, o Predize é uma das apostas para o fortalecimento da internacionalização.
Transformação digital e fintechs globais
Ainda dentro dos planos de expansão da presença geográfica, o Grupo DB1 também prepara seus ecossistemas de fintechs e transformação digital para a internacionalização. Em relação às fintechs, o grupo lançou em 2022 o MIXTRA, plataforma criada com o foco em gestão de workforce credit & salary on demand. Seu objetivo é facilitar o acesso à crédito disponibilizado por instituições financeiras a taxas vantajosas aos colaboradores das empresas, reduzindo, assim, o seu endividamento.
No mercado privado, já são 50 corporações assistidas, com atuação nas áreas de cooperativas, agronegócio, indústria, varejo, turismo e hotelaria. Dentre a carteira de clientes, estão grandes empresas como Klabin, Atento Brasil, Unidas, Suzano, TKE, Grupo GPS, Copacol e entre outras. O lançamento foi estruturado para que o produto alcance relevância nacional rapidamente, com previsão de crescimento de até 100% ainda para 2022. Desse modo, a sua internacionalização também será colocada em prática com agilidade.
A respeito de transformação digital, o grupo aposta em sua empresa de desenvolvimento de software nearshore, a DB1 Global. Com índice de 97% de assertividade nas entregas e 91% de satisfação dos clientes, a fábrica de software também apresentou crescimento em 2021, subindo 37% em faturamento e atendendo 20% dos unicórnios brasileiros e grandes empresas como XP, Avenue, AL5 Bank, Banco Fator, Brainworks, Kyani, Omni, Plaenge, Treetech, BRK, Creditas e Zoop, entre outras. Para a DB1 Global, a expectativa é de crescer 110% até o final de 2022, com foco em projetos de grande porte no mercado americano. Seu crescimento de 97% em negócios estrangeiros em 2021 (em relação ao ano de 2020) é um dos fatores que apoiam as grandes expectativas do reforço de internacionalização da empresa e do grupo.
Outro ponto que favorece a globalização da DB1 Global é o movimento recente de seu Head de Operações Internacionais, Mateus Hernandes Rodrigues, que passou a integrar o Conselho de Tecnologia da FORBES esse ano. Ainda em 2022, o Grupo DB1 foi listado pela terceira vez consecutiva dentre as empresas que mais crescem das Américas, segundo o Financial Times. Em 2021, o grupo foi considerado a empresa de maior crescimento dentre as brasileiras de TI, e a 8 ª colocada no ranking geral. O setor de TI neste ano representou 28% da lista geral.
Leia também: 5G é grande aposta do varejo até setembro de 2022