Logo E-Commerce Brasil

Governo regulamenta Lei da Reciprocidade

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

*Notícia atualizada às 12h20 de 15 de julho

O governo federal publicou, na noite desta segunda-feira (14), o decreto que regulamenta a chamada Lei da Reciprocidade. A informação foi compartilhada por Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A medida é vista como uma possível resposta à decisão de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Governo deve regulamentar Lei da Reciprocidade até terça-feira (15), segundo Alckmin
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Aprovada pelo Congresso Nacional, a Lei da Reciprocidade autoriza o Brasil a adotar barreiras tarifárias e não tarifárias contra países que dificultem a entrada de produtos nacionais. Durante evento em Francisco Morato (SP), Alckmin comentou que a ação permite defesa para questões tarifárias e não tarifárias”, afirmou Alckmin no domingo (13), durante evento em Francisco Morato (SP).

Segundo o vice-presidente, o governo federal também deve levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC). “Essa tarifa não se justifica e prejudica inclusive o consumidor norte-americano. Dos dez produtos que eles mais exportam para o Brasil, oito não têm imposto. Vamos trabalhar para reverter isso”, declara.

Mais informações

De acordo com Rui Costa, ministro da Casa Civil, um grupo de trabalho será criado para definir a aplicação da lei. Coordenado por Alckmin, ele contará com representantes das pastas Casa Civil, Ministério da Fazenda, Secretaria de Relações Institucionais e MDIC.

A expectativa é que as medidas estejam prontas até 1º de agosto, data prevista para a entrada em vigor da tarifa imposta pelos EUA. “Se a tarifa for efetivada — porque Trump já mudou de posição outras vezes —, adotaremos ações para proteger a economia, o emprego e a atividade econômica do nosso país”, afirma Costa.