Logo E-Commerce Brasil

Google testa segmentação de anúncios do Privacy Sandbox globalmente

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O Google acaba de anunciar a próxima etapa de testes de sua proposta de Privacy Sandbox – focada na relevância e medição dos anúncios.

O Sandbox refere-se a uma pilha de tecnologia de segmentação de anúncios em evolução – e agora supervisionada de perto – que o Google propôs para substituir a publicidade direcionada baseada em cookies de rastreamento no Chrome até (no mínimo) o segundo semestre de 2023 por alternativas que, segundo ele, serão melhores para privacidade dos usuários, mas ainda eficaz para gerar receita publicitária.

Escrevendo em uma postagem de blog hoje, Vinay Goel, diretor de produto, Privacy Sandbox, Chrome, disse: “A partir de hoje, os desenvolvedores podem começar a testar globalmente as APIs Topics, FLEDGE e Attribution Reporting na versão Canary do Chrome.

“Progrediremos para um número limitado de usuários do Chrome Beta o mais rápido possível. Assim que as coisas estiverem funcionando bem na versão Beta, disponibilizaremos os testes de API na versão estável do Chrome para expandir os testes para mais usuários do Chrome.”

A proposta do Sandbox é composta de vários componentes, como os Tópicos — o objetivo do Google com a segmentação de anúncios baseia-se em interesses de rastreamento na atividade dos usuários pelo navegador (que substituiu os FLoCs ; o antecedente muito criticado que o Google abandonou recentemente) — e FLEDGE, o proposta de remarketing e públicos-alvo personalizados sem rastreamento de usuário em nível individual.

Além de ser complexo e cheio de siglas, o plano Sandbox do Google atraiu muitas controvérsias.

Mais notavelmente, os reguladores antitruste na Europa intervieram após reclamações de editores e anunciantes que argumentam que o plano do Google de descontinuar cookies de rastreamento simplesmente fortalecerá seu poder de mercado.

Mas depois de obter uma série de compromissos do Google sobre como desenvolver o Sandbox (incluindo a nomeação de um administrador de monitoramento), o CMA do Reino Unido autorizou o projeto a prosseguir no mês passado – abrindo caminho para o desenvolvimento contínuo e outro lote de Sandbox testes para ir em frente agora. (Embora os reguladores da UE continuem a examinar o plano .)

O Google disse que agora também começará a testar configurações e controles atualizados do Privacy Sandbox – que, segundo ele, permitirá que os usuários “vejam e gerenciem os interesses associados a eles ou desliguem completamente os testes”.

Sua postagem no blog fornece um gráfico de amostra de algumas das configurações que serão testadas – que mostram uma estrutura de menu em várias camadas com uma alternância principal para desativar (ou ativar) as avaliações no nível superior e, detalhando, um menu para personalização de anúncios baseada em navegador, onde um usuário pode remover interesses atribuídos a eles pela vigilância baseada em tópicos de sua atividade de navegação e editar a lista de sites de onde o sistema infere interesses, bem como dois outros menus (um relacionado à medição de anúncios e outro para redução de spam e fraude).

Notavelmente, os usuários do Chrome na União Europeia (e em alguns outros mercados regionais) não serão ativados para os testes de origem Sandbox mais recentes – e, em vez disso, só poderão participar se optarem ativamente por ativar, alternando a alternância para o na posição, por Google. Isso provavelmente se deve às proteções legais para a privacidade das pessoas na região, sob leis como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE.

Os testes do componente FLoCs agora abandonado do Sandbox também começaram no ano passado fora da Europa.

“Durante o próximo teste de origem, o Chrome planeja testar vários métodos para notificar os usuários sobre os testes, dependendo da região”, disse uma porta-voz do Google. “No Espaço Econômico Europeu, os usuários da Suíça e do Reino Unido serão solicitados a participar voluntariamente dos testes por meio de opt-in.”

“Todos os usuários terão controles robustos e podem optar por não participar dos testes a qualquer momento”, acrescentou a porta-voz.

Se a abordagem do Google com o Sandbox realmente preservará a privacidade é uma questão bastante saliente e ainda sem resposta que paira sobre a proposta.

Há também a questão mais ampla de saber se a segmentação de anúncios com base em interesses inferidos de indivíduos (vigilando sua navegação localmente) não irá simplesmente replicar a segmentação predatória e discriminatória que é muito possível com a atual tecnologia de rastreamento individual baseada em rastreamento. Então, quanto de uma reforma de privacidade/reinicialização do Sandbox do Google será realmente continua a ser visto.

Comentando em geral as propostas do Google, o Dr. Lukasz Olejnik, um pesquisador e consultor independente de privacidade, disse que sua abordagem para desenvolver a segmentação de anúncios de “preservação da privacidade” está se baseando em anos anteriores de pesquisa. Mas ele concordou que a tarefa é desafiadora.

“Essa pesquisa está meio esquecida agora, mas foi a parte emocionante dos círculos de pesquisa de privacidade há 10 a 7 anos. Não é mais possível ter uma publicação acadêmica neste espaço porque parece que os acadêmicos consideram o problema ‘resolvido’ há muitos anos. Bem, mais ou menos, por mais ridículo que isso pareça.

“Mas o Google não está interessado em ter um documento de conferência, eles estão construindo a infraestrutura, e essa é a parte desafiadora porque a web é um ecossistema complexo. Também é bastante vazado – então a parte importante é propor alterações ou adições adequadas às partes cruciais da arquitetura da web para torná-la à prova de privacidade”, diz o especialista.

Olejnik também disse que o anúncio do teste do Google destaca pelo menos um aprendizado notável desde que a gigante da tecnologia iniciou o esforço de migração do Sandbox há alguns anos .

“O anúncio também é uma evidência de que o Google aprendeu da maneira mais difícil a importância do controle do usuário de testes do tipo, então agora está claro que os usuários estarão no controle desde o início”, sugeriu.

Na postagem do blog do Google, Goel termina escrevendo que as propostas do Sandbox “se beneficiaram substancialmente do feedback atencioso dos primeiros testadores”, acrescentando que: “Estamos ansiosos para abrir testes para mais de nossas propostas. Continuaremos a coletar feedback do ecossistema e nos envolver com reguladores globalmente.”

Os desenvolvedores são direcionados para as orientações do Google sobre as APIs do Sandbox e para obter informações sobre como podem participar dos testes.

Leia também: Segundo Google, marcas devem ser digital first, com valor humano e ultraconveniência

Fonte: Tech Crunch