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Buscas por IA: segundo o Gartner, volume de pesquisas em buscadores cairá 25% até 2026

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em um pronunciamento recente, o Gartner previu que, até 2026, o volume de buscas nos mecanismos tradicionais diminuirá 25%. Segundo o pesquisador, isso se dará à medida que os chatbots de IA e outros agentes virtuais ganham terreno por parte dos usuários.

Imagem de uma mão robótica usando teclado de computador
Para executivo do Gartner, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa valorizarão cada vez mais a qualidade do conteúdo, à medida em que a IA gera uma grande quantidade de informações

Alan Antin, vice-presidente analista do Gartner, observou que a pesquisa orgânica e paga são cruciais para os profissionais de marketing de tecnologia. Ainda assim, reforçou que a ascensão das soluções de IA generativa está mudando esse cenário. “As GenAI estão se tornando substitutos dos mecanismos de pesquisa tradicionais. Isso forçará as empresas a repensar suas estratégias de marketing à medida que a GenAI se integra mais profundamente em suas operações”, disse.

Qualidade do conteúdo deve permanecer

Antin enfatizou na apresentação a importância da qualidade e autenticidade do conteúdo, especialmente à medida em que os agentes virtuais assumem um papel mais proeminente. “A utilidade e a qualidade do conteúdo ainda são cruciais para o sucesso nos resultados de pesquisa orgânica”, lembrou.

Para ele, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa valorizarão cada vez mais a qualidade do conteúdo, à medida que a IA gera uma grande quantidade de informações. Também observou que as regulamentações governamentais estão começando a exigir que as empresas identifiquem os ativos de conteúdo de marketing criados pela IA — isso provavelmente afetará a forma como esse tipo de conteúdo será exibido nos mecanismos de pesquisa.

Por fim, o executivo reforçou o lembrete de que as empresas terão de concentrar na produção de conteúdos exclusivos, inclusive no intuito de trazer clientes em potencial. “O conteúdo deve continuar a demonstrar elementos de qualidade de pesquisa, como conhecimento, experiência, autoridade e confiabilidade”, concluiu.