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IA no e-commerce: oito aplicações para otimizar o seu negócio

Por: Letícia Fernandes

É pós-graduanda em Branding pela ESPM-SP e bacharel em Jornalismo pela UFJF. Atualmente, é responsável pelo Marketing Institucional do Pagar.me, com mais de 4 anos de experiência em marketing para negócios B2B.

Um dos assuntos mais comentados no último ano, sem dúvidas, foi a inteligência artificial e todo o potencial revolucionário dessa tecnologia para impactar vidas e negócios.

Mas essa tendência não é mera especulação. A IA já está aí! Até o momento, tem sido utilizada de maneira secundária e com muitos profissionais avessos a aderir a ela.

Mas fato é que a IA chegou para ficar, e está na hora de o mercado começar a explorar todo o seu potencial para otimizar processos, oferecer melhores experiências e, claro, fazer bons negócios.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns usos da IA no e-commerce e das ferramentas que podem ser utilizadas desde já no seu negócio. Vamos lá?

O que é IA?

IA, ou inteligência artificial, refere-se à capacidade de uma máquina ou sistema de computador realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Essas tarefas incluem aprendizado, raciocínio, reconhecimento de padrões, resolução de problemas, compreensão da linguagem natural e, até mesmo, interação social.

Para isso, a IA utiliza várias técnicas, como aprendizado de máquina (machine learning), processamento de linguagem natural (PLN), visão computacional e algoritmos avançados, para realizar suas funções. Essas tecnologias têm aplicações em uma variedade de setores, incluindo saúde, finanças, manufatura, automação, atendimento ao cliente, entre outros.

Detalhe: o texto deste tópico foi escrito por uma IA, o ChatGPT, com algumas poucas alterações feitas pela autora do texto.

IA no e-commerce: principais aplicações

1 – Otimizar barra de pesquisa e oferecer produtos de forma assertiva

A partir do processamento de linguagem natural, que é a parte da IA focada na compreensão da linguagem humana pelos computadores, torna-se possível aprimorar a busca dentro do site, atendendo de maneira mais assertiva às necessidades dos usuários.

Isso ocorre porque a tecnologia pode avaliar o que o consumidor está tentando encontrar, permitindo apresentar proativamente os resultados desejados na busca.

Além disso, através da IA, ainda é viável não apenas implementar e aprimorar a busca por voz e a imagem dentro do buscador do site, mas também otimizar o e-commerce para que seus produtos sejam exibidos como resultados orgânicos de busca no Google, também por imagem e voz.

Dica de ferramenta:
O software Algolia oferece recursos avançados de busca para sites e aplicativos, utilizando processamento de linguagem natural. Por meio dele, é possível melhorar a resposta do buscador do site para as necessidades dos clientes, aprimorar a busca por voz e imagem e otimizar a exibição de produtos como resultados orgânicos em motores de busca, como o Google.

2 – Recomendação de produtos

A inteligência artificial tem o poder de elevar a estratégia de upselling e cross-selling a um novo patamar. Afinal, sistemas de recomendação baseados em IA são capazes de analisar o comportamento de navegação e histórico de compras dos usuários.

Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a IA identifica padrões, preferências e tendências de compra, proporcionando recomendações altamente personalizadas em tempo real, com base nas ações e decisões instantâneas dos usuários. Isso resulta em uma experiência única para cada visitante do site.

Essa recomendação ainda pode ser feita de maneira omnichannel. Ou seja, sendo expandida para outros canais onde o usuário está, como no e-mail ou nas redes sociais.

3 – Precificação

Como a IA pode analisar grandes volumes de dados em tempo real, incluindo informações sobre demanda do mercado, comportamento do consumidor, sazonalidade e ações da concorrência, é possível fazer ajustes dinâmicos de preços para reagir rapidamente a mudanças nas condições do mercado.

Da mesma forma, essa tecnologia consegue equilibrar oferta e demanda para otimizar as margens de lucro, analisando fatores externos e cruzando com históricos de venda do e-commerce.

Outro viés interessante da inteligência artificial aplicada à precificação no e-commerce é a possibilidade de trazer a personalização também para esse âmbito, seja identificando segmentos de clientes e sua sensibilidade às ofertas ou ajustando automaticamente os preços com base em disponibilidade em estoque, eventos promocionais e sazonalidades.

Dica de ferramenta:
A Revionics é uma plataforma especializada em soluções de precificação e otimização de preços baseada em aprendizado de máquina e análise avançada de dados. Sua plataforma de Dynamic Pricing é projetada para ajudar varejistas a ajustar dinamicamente os preços de seus produtos em resposta a mudanças nas condições de mercado, comportamento do consumidor e ações da concorrência.

4 – Controle de estoque

Um dos setores de um e-commerce ou varejo físico que mais podem se beneficiar dos recursos da inteligência artificial é o do estoque.

O controle de estoque, inventário e compra de novas remessas é uma função ainda muito humana, com trabalho exaustivo e suscetível a erros. Nesse sentido, a IA pode trazer mais eficiência, precisão e automação para esse trabalho.

Por meio de machine learning, a IA pode analisar histórico de vendas, sazonalidade, tendências de mercado e outros fatores para prever a demanda futura. Isso torna mais assertiva a tomada de decisão para reposição de estoque.

Essa, por sua vez, também pode ser automatizada por IA, com a geração automática de ordens de compras quando o estoque chegar a um limite estipulado previamente, garantindo que não haja ruptura de estoque entre os últimos itens vendidos e a chegada dos novos.

E quanto à quantidade ideal de estoque que deve ser mantida? Considerando custo de armazenamento, demanda e tempo de reposição, também é possível calcular esse volume ideal com tecnologia de inteligência artificial. Assim, pode-se mitigar excessos e desperdícios.

Dica de ferramenta:
O Blue Yonder é uma ferramenta de supply chain que utiliza tecnologias de machine learning e inteligência artificial. Por meio de algoritmos avançados, o Blue Yonder pode ajudar na previsão de demanda, automação de processos, reposição de estoque etc.

5 – Suporte ao cliente

Quando se pensa em tecnologia para ajudar no suporte ao cliente, sem dúvidas, chatbots e assistentes virtuais logo vêm à mente.

Mas, para além de respostas padronizadas e que, em alguns casos, não suprem as dúvidas dos clientes, com o PLN, é possível tornar essa interação mais conversada, natural e realmente resolutiva.

Além disso, a tecnologia de IA ajuda a personalizar e dar respostas consolidadas em tempo real ou, ainda, fazer o roteamento automático de demandas, encaminhando as solicitações dos clientes para os departamentos mais adequados dentro da empresa, diminuindo o tempo de espera.

Por fim, a IA também pode ajudar com análises preditivas e melhora de fluxo, processos e produtos dentro do e-commerce, ao passo que consegue prever possíveis problemas ou reclamações com base em dados históricos.

Autoatendimento

Uma das principais tendências no e-commerce para 2024 é o autoatendimento interativo, e esse também pode ser facilitado por inteligência artificial.

Ao fornecer guias interativos, tutoriais em vídeo e respostas automáticas a perguntas comuns, a IA generativa contribui para a criação de um autoatendimento interativo, diminuindo a dependência do cliente ao suporte da loja, melhorando a autonomia, a satisfação e o tempo de resposta.

6 – Prevenção à fraude

A prevenção à fraude com ajuda de IA também desponta como uma tendência em 2024. Afinal, esse é um dos segmentos de maior dor dos empreendedores e players que atuam no ecossistema de e-commerce e, por meio dessa tecnologia, é possível tornar o ambiente mais seguro para lojistas e consumidores.

Ao analisar em tempo real as transações e analisar o histórico de uso e geolocalização, a IA permite uma resposta rápida à detecção de padrões suspeitos.

A integração com fontes de dados externos, como listas de cartões roubados, e a utilização de sistemas de pontuação de risco baseados em IA reforçam ainda mais a capacidade de identificação de atividades fraudulentas.

Além disso, com a IA generativa, é possível criar simulações de fraudes, com golpes que ainda nem foram colocados em prática, mas que a IA consegue prever e, a partir disso, aprimorar os sistemas de detecção de fraudes baseados em machine learning.

7 – Hiperpersonalização

A hiperpersonalização é a estratégia que consiste na entrega de experiências altamente personalizadas e relevantes para cada usuário. E como a IA tem o potencial de criar conteúdo autêntico e tomar ações em tempo real, sem dúvidas, é uma tecnologia que tem muito a agregar nesse aspecto.

Um pouco disso já foi comentado em tópicos anteriores, como na recomendação de produtos e na precificação, que podem ser personalizadas de acordo com a jornada de compra e a especificidade de cada usuário.

Além dessas aplicações, a IA pode ser usada para personalizar o conteúdo de sites, aplicativos, anúncios e campanhas de marketing com base nas preferências individuais, histórico de navegação e interações anteriores, criando uma experiência única para cada usuário.

Por meio de algoritmos de análise preditiva, a IA pode antecipar as necessidades do cliente, sugerindo produtos ou serviços antes mesmo de serem explicitamente solicitados. Essa tecnologia pode ser aliada à estratégia de e-mail marketing de recomendação para os clientes. Assim, cria-se uma experiência única para cada usuário e melhora-se o lifetime value do negócio, a taxa de recompra e a fidelização dos clientes.

Dica de ferramenta:
O Dynamic Yield é uma plataforma de personalização que utiliza inteligência artificial para oferecer experiências altamente personalizadas em tempo real. Alguns recursos essenciais incluem: personalização de conteúdo, análises preditivas, testes A/B, e-mails de recomendação etc.

8 – Produção de conteúdo

Outro ponto de um e-commerce que pode ser otimizado por IA é a produção de textos e conteúdos, desde o descritivo de produtos até o planejamento mensal das redes sociais.

Utilizar IA para esse tipo de atividade reduz o tempo investido em atividades muito mecânicas, como fazer centenas de descrições de produtos ou buscar referências e ideias para posts de diferentes redes sociais para todo o mês. No entanto, não elimina a necessidade de ter um estrategista de redes sociais e e-commerce no seu negócio, para fazer uma análise crítica do que a IA está sugerindo e adaptá-la para a realidade do negócio de forma otimizada.

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada nesse sentido para revisar e-mails, criar uma FAQ para o e-commerce, elaborar roteiro de vídeos, tópicos importantes para treinamento internos etc.

Dica de ferramenta:
O ChatGPT é uma IA voltada para a produção textual e pode ser usada de forma online e gratuita. Ela consegue ajudar em todos os tópicos descritos anteriormente, mas vale lembrar que ela foi atualizada até janeiro de 2022, então, não consegue apresentar respostas com informações mais recentes do que isso.

Essas são as oito principais aplicações da IA para o e-commerce. A hora de começar a implantá-las é agora, sempre adaptando para a realidade e as prioridades do seu negócio. Afinal, a adoção de novas tecnologias demanda grande investimento financeiro e de capital humano para que sejam adotadas de forma consistente em qualquer estrutura.