Logo E-Commerce Brasil

Faturamento do e-commerce da Pernambucanas cresce 1.081% em 2020

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Pernambucanas encerrou 2020 com crescimento de 1.081% no faturamento do e-commerce, recorde na abertura de lojas físicas que totalizaram 38 unidades e Ebitda ajustado positivo em R$ 358 milhões.

Os dados são do balanço financeiro da companhia publicado na segunda-feira (5). Segundo a Pernambucanas, a varejista obteve uma retomada com crescimento em vendas varejo de 14% no ano em plena pandemia.

As iniciativas figitais, que integram os universos físico e digital, ganharam força em 2020. A venda pelo Whatsapp, no modelo drive thru, se tornou mais um canal de compra aos clientes e adicionou R$38 milhões em vendas no ano. O “Clique e Retire”, modelo que permite a compra pelo aplicativo da marca e retirada em uma das lojas físicas, passou a representar 38% das vendas dos canais onde a modalidade é aplicável.

As vendas figitais, após o crescimento de 65% no ano, passaram a ter representatividade de mais de 15% no total, um acréscimo de 6% contra o ano anterior. Com isso, a Pernambucanas expandiu a base de clientes figitais, frequência de compra (mais de 67%) e ticket médio (mais de 109%).

Pernambucanos e o Pix

Em 2020, a Pernambucanas também inovou por meio da Pefisa, braço financeiro do grupo. De acordo com a empresa, foi a primeira fintech do varejo a receber autorização para operar o Pix, implantado em 100% das unidades com mais de 306 mil chaves cadastradas. A Pefisa totalizou mais de 5 milhões de Contas Digitais Pernambucanas, 1,2 milhão de cartões emitidos, e R$ 3 milhões transacionados na Carteira Digital Pernambucanas.

Foram abertas 38 lojas em diversas regiões do país, gerando 1.100 empregos diretos que somaram R$ 125 milhões em vendas, 43 mil apólices de seguros, 55 mil assistências, 115,5 mil cartões emitidos e 40,5 mil Contas Digitais Pernambucanas ativadas.

“A Pernambucanas encerra o ano de 2020 com o marco de 412 lojas, combinando resultados financeiros com prosperidade social, e segue firme transformando o seu propósito de evoluir junto com as famílias brasileiras”, enfatiza Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

Leia também: Pernambucanas anuncia aplicativo para venda online