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Fatura eletrônica: email marketing ajuda no pagamento de contas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Adeus, filas intermináveis no banco. Adeus, comprovantes de pagamento amontoados na gaveta. Quem gosta de praticidade na hora de pagar as contas vai gostar de saber que o velho boleto bancário impresso pode assumir uma forma muito mais interessante: a fatura eletrônica.

O conceito ainda é incipiente no Brasil, mas que tem se disseminado gradativamente, a fatura eletrônica nada mais é que o envio da fatura de serviços recorrentes – como luz, telefone, cartão de crédito – por email. “Assim, em vez de ser bombardeado mensalmente com uma série de correspondências, o consumidor recebe e quita as faturas pela internet”, explica Alexandre Wyllie, Diretor de Marketing Services da Experian América Latina.

A fatura eletrônica otimiza o trabalho das empresas, ao realizar a cobrança de forma mais rápida, fácil e segura. Além disso, permite a economia de recursos financeiros e naturais, ao eliminar o uso de toneladas de papel, que se acumularão por tempo indeterminado. “Mas a grande vantagem não se restringe aos custos, mas sim aos processos: com o meio eletrônico, a entrega das faturas não fica vulnerável a imprevistos como chuvas e extravios”, afirma Rafael Lamardo, professor da pós-graduação da ESPM, especialista em tendências da Tecnologia da Informação. Em tempos de greve dos correios, ter a entrega das cobranças garantida sem contratempos é, sem dúvida, bastante vantajoso.

Já em relação aos consumidores, a praticidade e o fim das filas no banco emergem como os grandes benefícios. “Entre esse grupo, a questão ambiental também ecoa fortemente, pois não faz sentido usar um meio físico, o papel, para quitar um débito que depois será processado eletronicamente”, afirma Lamardo. “Esse procedimento não se justifica mais, pois já temos uma tecnologia avançada disponível.”

Cultura da Informática

Apesar do potencial favorável, o conceito de fatura eletrônica ainda não está muito disseminado no Brasil. A própria cultura do brasileiro, de efetuar pagamentos na boca do caixa e guardar os comprovantes, também interfere na disseminação do conceito. No entanto, essas características devem  se diluir com o tempo. “Existe um pensamento digital forte, especialmente nos grandes centros urbanos, que tende a se espalhar para outras cidades”, aponta Lamardo. “O crescimento exponencial dos acessos via plataformas móveis e a chegada do sistema de mobile payment também devem se tornar um estímulo à fatura eletrônica”.

Entregue obrigatoriamente via plataformas de envio e gestão de email marketing, a fatura eletrônica extrapola o papel de um simples boleto e torna-se um canal de relacionamento digital. “A fatura eletrônica pode contar com campos dinâmicos no interior da própria mensagem de email, que permitam a interação com o usuário e até mesmo a realização do pagamento”, afirma Wyllie. “Além disso, através da mensagem enviada pela plataforma de email marketing, o usuário pode também interagir com a empresa, informar dúvidas, mudança de endereço etc.” A plataforma Virtual Target já oferece ferramentas que permitem incorporar campos inteligentes à fatura, transformando-a em um canal de relacionamento com o usuário.

Pensamento digital

Por enquanto, os serviços de fatura eletrônica  mostram-se especialmente promissores aos setores mais ligados à tecnologia, embora possam ser utilizados por companhias de qualquer segmento. “As empresas de telefone celular já avançaram nesse sentido, pois oferecem um pouco mais de interação nas contas mensais. Os clientes podem acessá-las online e fazer consultas e operações”, afirma Wyllie.

Enquanto a disseminação do acesso à internet não é completa no Brasil e a informação ainda apresenta custos altos, os serviços são mais adequados aos setores com quantidades massivas de cliente, como operadoras de planos de saúde, empresas de telefonia etc.

Disseminação que, pelo visto, não deve demorar a ocorrer. “Quanto mais a tecnologia está disponível, mais rapidamente ela é incorporada, vide os exemplos do Twitter e do Facebook. O Brasil já tem um pensamento digital forte, o processo de transformação é apenas uma questão de tempo”, finaliza Lamardo.

Por VIRID Interatividade Digital